Travou-se um combate no Céu: Miguel e os seus Anjos
lutaram contra o Dragão. O Dragão e os seus anjos lutaram também, mas foram
derrotados e perderam o seu lugar no Céu para sempre. Foi expulso o enorme
Dragão, a antiga serpente, aquele que chamam Diabo e Satanás, que seduz o
universo inteiro foi precipitado sobre a terra e os seus anjos foram
precipitados com ele. Depois ouvi no Céu uma voz poderosa que dizia: «Agora
chegou a salvação, o poder e a realeza do nosso Deus e a autoridade do seu
Ungido, porque foi precipitado o acusador dos nossos irmãos, aquele que os
acusava dia e noite diante do nosso Deus. Eles venceram-no, graças ao sangue do
Cordeiro e à palavra do testemunho que deram, desprezando a própria vida, até
aceitarem a morte. Por isso, alegrai-vos, ó Céus, e vós que neles habitais».
(Apocalipse 12, 7-12ª)
“Miguel” em hebraico Mi-kha-el quer
dizer “quem como Deus?”. Era o protetor do antigo povo de Deus (Dan 10,
13.21), e que aparece agora como patrono e defensor da Igreja, o novo povo de
Deus.
“O Dragão”. É identificado, com a “antiga serpente”
que tentou os primeiros pais, por isso se chama antiga; é “aquele que chamam
Diabo e Satanás”. Diabo é um nome grego correspondente ao hebraico Xatan
(aramaico xataná), que significa caluniador, acusador, adversário.
“Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais
resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que
temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes
deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) no
ares” (Ef 6,11-12).
A indicação que São Paulo fala dos demônios é muito
precisa, porque os chama com o nome de sua ordem de classificação. O diabo,
como todo o mundo angélico ao qual fazia parte, é um espírito; não possui um
corpo, não é sensível, deve se servir de uma forma fictícia, que assume de
acordo com o que vai provocar. (Padre Gabriele Amorth).
O grande comentador das Sagradas Escrituras, Pe.
Cornélio a Lapide, jesuíta do século XVI, escreve: "Muitos julgam que
Miguel, tanto pela dignidade de natureza, como de graça e de glória é
absolutamente o primeiro e o Príncipe de todos os anjos. E isso se prova,
primeiro, pelo Apocalipse (12, 7), onde se diz que Miguel lutou contra Lúcifer
e seus anjos, resistindo à sua soberba com o brado cheio de humildade:
Quem (é) como Deus? Portanto, assim como
Lúcifer é o chefe dos demônios, Miguel o é dos anjos, sendo o primeiro entre os
serafins. Segundo, porque a Igreja o chama de Príncipe da Milícia Celeste,
que está posto à entrada do Paraíso. E é em seu nome que se celebra a festa de
todos os anjos. Terceiro, porque Miguel é hoje ao cultuado como o protetor da Igreja
como outrora o foi da Sinagoga. Finalmente, em quarto lugar, prova-se que São
Miguel é o Príncipe de todos os anjos, e por isso o primeiro entre os Serafins,
porque diz São Basílio na Homilia De Angelis: ‘A ti, ó Miguel, general dos
espíritos celestes, que por honra e dignidade estais posto à frente de todos os
outros espíritos celestiais, a ti suplico...' ". ( Cornélio A LAPIDE,
Commentaria in Scripturam Sacram, t. 13, pp. 112-114 ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário