Enquanto a violência do
autoproclamado Estado
Islâmico volta-se
contra os cristãos, os yazidis e outras minorias, muitas vozes se unem em
condenação. Entre estas, destacam-se as do mundo muçulmano, dos líderes
religiosos da Grã Bretanha, ou do King Abdullah Bin Abdulaziz International
Centre for Interreligious and Intercultural Dialogue (KAICIID), com sede em
Viena, passando pelos intelectuais e jornalistas de várias latitudes, até a
comovente manifestação por parte das pessoas simples. A condenação é unânime.
Os fanáticos manipulam o islã, transgridem o Alcorão e traem a religião que
dizem professar. Isso faz lembrar o discurso do professor Ratzinger em
Ratisbona.
No dia 12 de setembro de 2006, Joseph Ratzinger, atualmente
Papa Emérito Bento XVI, visitou a Universidade de Ratisbona, onde havia sido
professor. Ali pronunciou um memorável discurso que hoje ressoa com força.
Falou da vocação natural das religiões à justiça e à paz, cuja realização
depende da articulação correta entre a fé e a razão, um dos grandes tópicos da
sua Teologia e do seu Magistério. Explicou que, quando falta o diálogo,
apresentam-se as patologias da razão e da religião que fazem escorregar, ao
extremo, rumo ao fanatismo. Diante do despertar da irracionalidade misturada ao
fundamentalismo, lançou um desafio aos muçulmanos para condenar a violência como meio de impor a fé, sem aliviar também para os cristãos.
O Papa Emérito Bento XVI tinha colocado o dedo
na ferida. Três lições devem ser lembradas. Por um lado, o mundo midiático e
intelectual do Ocidente,
que se diz expressão da tolerância e da liberdade, lançou-se com violência
irracional contra Ratzinger, acusando-o de ser fanático e provocador, quando na
verdade tinha convidado ao diálogo na razão. Por outro lado, muçulmanos também
lançaram condenações. No fim, todos têm de dar razão a Ratzinger. Tanto um
quanto o outro mostraram que sofrem das patologias descritas no discurso de
Ratisbona.
A reação mais interessante e decisiva foi a do islã. Um grupo de líderes
e intelectuais muçulmanos assinou uma carta na qual eles acolhiam o desafio do
diálogo. O epicentro aconteceu no Reino da Jordânia, mas se estendeu
rapidamente a várias latitudes. Nessa carta, apesar de algum desacordo com
Ratzinger, foram condenados aqueles que pretendiam impor com a violência
“sonhos utópicos nos quais o fim justifica os meios”.
É certo dizer que a aula e a carta não deram
início ao diálogo entre os cristãos e os muçulmanos, mas sem dúvida foram um
fator importante para promovê-lo a níveis nunca vistos antes. Hoje certamente
este diálogo está dando frutos não apenas entre certas elites, mas também entre
as pessoas comuns, que antes de aparecer estes fanáticos tinham feito a
convivência interreligiosa como a maneira natural de ser e hoje protestam
porque querem continuar a viver da mesma maneira. Esta é a voz mais forte entre
aquelas que podem ser escutadas. O encontro entre o povo simples e a
intelectualidade enche de esperança. Quando este relacionamento se alimenta de
paciência e constância, gera movimentos culturais potentes.
A memorável aula em Ratisbona teve outras consequências que hoje
podemos observar. As palavras de Ratzinger deram maior impulso a uma ideia que
nasceu da realidade dos percursos religiosos do século XIX e da primeira metade
do século XX, vistos à luz do Evangelho, expressos claramente no Concílio
Vaticano II, alimentados pelo Magistério pontifício sucessivo e articulado ao
melhor da diplomacia da Santa Sé. Deseja-se fazer da liberdade religiosa uma
das pedras angulares do Direito e das relações internacionais. Aqui se encontra
o constante esforço da Igreja por favorecer a voz dos líderes e dos movimentos
religiosos que buscam a paz mediante a justiça, de modo que se gerem âmbitos de
convivência harmoniosa em cada sociedade, iniciativa chamada genericamente de:
“o espírito de Assis”. A liberdade religiosa deve se tornar cultura com o apoio
das políticas públicas dos vários Estados. Um dos mais importantes promotores
desta proposta, para buscar um exemplo significativo, foi o doutor Thomas Farr,
que dirige o Religious Freedom Project no Berkeley Center for Religion, Peace
and World Affair da ‘Universidade de Georgetown. Infelizmente nem os Estados
Unidos nem a União Europeia quiseram escutar a aula de Ratisbona, ou a proposta
da Igreja, muito menos as excelentes razões articuladas por acadêmicos e
diplomatas de vários lugares. Quando as religiões cruzam seus caminhos, o que
acontece continuamente, perdem o sentido da realidade, cegas pela própria arrogância.
As tentativas de voltar à razão são interpretadas como uma violação impetrata
pelo secularismo radical. É um pecado.
O Ocidente laico – políticos, intelectuais e
meios de comunicação – desdenhou a proposta e, sem querer, tornou-se cúmplice,
por omissão, do fundamentalismo que manipulou o islamismo até criar
uma ideologia do extermínio. A sua falta de compreensão é tal que tentou manter
o silêncio diante do sacrifício dos cristãos e de outras minorias no Oriente
Médio, mas a dura realidade é imposta. Somente ações multilaterais baseadas em
uma estratégia que faz da liberdade religiosa e do diálogo interreligioso as
próprias pedras angulares poderá trazer paz, justiça e estabilidade no Oriente
Médio.
Ratzinger tinha razão para além da aula de
Ratisbona. Nas primeiras linhas do seu livro “Introdução ao Cristianismo”, traz
as palavras de Kierkegaard sobre o palhaço na aldeia em chamas. Um circo se
encontrava na periferia de um vilarejo, e de repente pegou fogo. O patrão
ordenou ao palhaço que colocasse a roupa de cena para avisar do perigo
eminente. Os habitantes, além de escutá-lo, riam dele tornando em vão o seu
esforço. Quando conseguiram reagir era tarde demais. O vilarejo foi consumido
pelas chamas. Para o Oriente Médio é mais do que uma simples parábola.
De
qualquer forma, Ratzinger estava longe de exortar ao desânimo. A
sua Teologia e o Magistério Pontifício foram um ponto de esperança, de alta
inteligência. O seu apelo se encontra no realismo e na esperança. A situação
atual de quem evangeliza na cultura da indiferença, na verdade, tem pouca coisa
de novo. Como Igreja, não compartilhamos o nosso destino com o palhaço, mas com
os santos e os profetas que pisaram na terra. Assim diz Jeremias: “A palavra do
Senhor tornou-se para mim motivo de vergonha e gozação o dia todo. Eu me dizia:
‘Não pensarei mais nele, não falarei mais no seu nome!’ Era como se houvesse no
meu coração um fogo ardente, fechado em meus ossos. Estou cansado de suportar,
não aguento mais!”, (Jr 20, 8-9). Este é um “fogo” que Jesus lançou no mundo e
que queria tanto ver arder.
A
aula de Ratisbona se transformou em uma evocação. O
Reino de Deus parece uma semente que, uma vez colocada na terra, cresce dia e
noite mesmo se o trabalhador não percebe, até dar frutos abundantes.
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Aleteia
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