CONGREGAÇÃO
PARA O CULTO DIVINO
CARTA
CIRCULAR
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PASCHALIS SOLLEMNITATIS »
A
PREPARAÇÃO E CELEBRAÇÃO
DAS
FESTAS PASCAIS
16 de janeiro de 1988
PROÊMIO
1. O Ordo da solenidade pascal e de toda a Semana
Santa, renovado pela primeira vez por Pio XII, em 1951 e 1955, em geral foi
acolhido favoravelmente por todas as Igrejas de rito romano.[1]
O Concílio Vaticano II, principalmente na
Constituição sobre a sagrada Liturgia, pôs em evidência muitas vezes, segundo a
tradição, a centralidade do mistério pascal de Cristo, recordando como dele
deriva a força de todos os sacramentos e dos sacramentais.[2]
2. Assim como a semana tem o seu início e o seu
ponto culminante na celebração do domingo, marcado pela característica pascal,
assim também o ápice de todo o ano litúrgico resplandece na celebração do
sagrado tríduo pascal da paixão e ressurreição do Senhor[3], preparada na
Quaresma e estendida com júbilo por todo o ciclo dos cinqüenta dias sucessivos.
3. Em muitas partes do mundo os fiéis, juntamente
com os seus pastores, têm em grande consideração estes ritos, nos quais
participam com verdadeiro fruto espiritual. Ao contrário, em algumas regiões,
com o passar do tempo, começou a esmorecer aquele fervor de devoção, com que
foi acolhida, no início, a renovada vigília pascal. Em alguns lugares foi
ignorada a noção mesma da vigília, a ponto de ser considerada como uma simples
missa vespertina, celebrada como as missas do domingo antecipadas para as
vésperas do sábado.
Noutros lugares não são respeitados, de modo
devido, os tempos do tríduo sagrado. Além disso, as devoções e os pios
exercícios do povo cristão são colocados freqüentemente em horários mais
cômodos, tanto que os fiéis neles participam em maior número do que nas
celebrações litúrgicas.
Sem dúvida, tais dificuldades provêm sobretudo de
uma formação não ainda suficiente, do clero e dos fiéis, acerca do mistério
pascal, como centro do ano litúrgico e da vida cristã.[4]
4. Hoje, em várias regiões o tempo das férias
coincide com o período da Semana Santa. Esta coincidência, unida às
dificuldades próprias da sociedade contemporânea, constitui um obstáculo à
participação dos fiéis nas celebrações pascais.
5. Tendo isto em consideração, pareceu oportuno a
este dicastério, levando em conta a experiência adquirida, recordar alguns
pontos doutrinais e pastorais e também diversas normas estabelecidas a respeito
da Semana Santa. Por outro lado, tudo o que nos livros se refere ao tempo da
Quaresma, da Semana Santa, do tríduo pascal e do tempo da Páscoa, conserva o
seu valor, a não ser que neste documento seja interpretado de maneira diversa.
As normas mencionadas são agora aqui de novo propostas com vigor, com a finalidade
de fazer celebrar do melhor modo os grandes mistérios da nossa salvação e para
facilitar a frutuosa participação de todos os fiéis.[5]
I. O TEMPO
DA QUARESMA
6. “O anual caminho de penitência da Quaresma é o
tempo de graça, durante o qual se sobe ao monte santo da Páscoa. Com efeito, a
Quaresma, pela sua dúplice característica, reúne catecúmenos e fiéis na
celebração do mistério pascal. Os catecúmenos, quer por meio da ‘eleição’ e dos
‘escrutínios’ quer mediante a catequese, são admitidos aos sacramentos da
iniciação cristã; os fiéis, ao contrário, por meio da escuta mais freqüente da
Palavra de Deus e de uma oração mais intensa são preparados, com a Penitência,
para renovar as promessas do Batismo”.[6]
a) Quaresma e iniciação cristã
7. Toda a iniciação cristã tem uma índole pascal,
sendo a primeira participação sacramental na morte e ressurreição de Cristo.
Por esta razão, a Quaresma deve alcançar o seu pleno vigor como tempo de
purificação e de iluminação, especialmente mediante os “escrutínios” e as
“entregas” (o símbolo da fé e a oração do Senhor); a própria vigília pascal
deve ser considerada como o tempo mais adaptado para celebrar os sacramentos da
iniciação.[7]
8. Também as comunidades eclesiais, que não têm
catecúmenos, não deixem de orar por aqueles que noutros lugares, na próxima
vigília pascal, receberão os sacramentos da iniciação cristã. Os pastores, por
sua vez, expliquem aos fiéis a importância da profissão de fé batismal, em
ordem ao crescimento da sua vida espiritual. Estes serão convidados a renovar
tal profissão de fé, “no final do caminho penitencial da Quaresma”.[8]
9. Na Quaresma, cuide-se de ministrar a catequese
aos adultos que, batizados quando crianças, não a receberam e, portanto, não
foram admitidos aos sacramentos da Confirmação e da Eucaristia. Neste mesmo
período sejam realizai. das as celebrações penitenciais, a fim de os preparar
para o sacramento da Reconciliação.[9]
10. O tempo da Quaresma é, além disso, o tempo
próprio para celebrar os ritos penitenciais correspondentes aos escrutínios
para as crianças ainda não batizadas, que atingiram a idade adequada à
instrução catequética, e para as crianças há tempo batizadas, antes de serem
admitidas pela primeira vez ao sacramento da Penitência.[10]
O bispo promova a formação dos catecúmenos tanto
adultos como crianças e, segundo as circunstâncias, presida aos ritos
prescritos, com a participação assídua por parte da comunidade local.[11]
b) As celebrações do tempo quaresmal
11. Os domingos da Quaresma têm sempre a
precedência também nas festas do Senhor e em todas as solenidades. As
solenidades, que coincidem com estes domingos, são antecipadas para o
sábado.[12] Por sua vez, os dias feriais da Quaresma têm a precedência nas
memórias obrigatórias.[13]
12. Sobretudo nas homilias do domingo seja
ministrada a instrução catequética sobre o mistério pascal e sobre os
sacramentos, com explicação mais cuidadosa dos textos do Lecionário, sobretudo
as perícopes do Evangelho, que ilustram os vários aspectos do Batismo e dos
outros sacramentos e também a misericórdia de Deus.
13. Os pastores expliquem a Palavra de Deus de modo
mais freqüente e mais amplo nas homilias dos dias feriais, nas celebrações da
Palavra, nas celebrações penitenciais[14], em particulares pregações, durante a
visita às famílias ou a grupos de famílias para a bênção. Os fiéis participem
com freqüência nas missas feriais e, quando não for possível, sejam convidados
a ler pelo menos os textos das leituras correspondentes, em família ou em
particular.
14. “O tempo da Quaresma conserva a sua índole
penitencial”.[15] Na catequese aos fiéis seja inculcada, juntamente com as
conseqüências sociais do pecado, a natureza genuína da penitência, com a qual
se detesta o pecado enquanto ofensa a Deus.[16]
A virtude e a prática da penitência permanecem
partes necessárias da preparação pascal: da conversão do coração deve brotar a
prática externa da penitência, quer para os cristãos individualmente quer para
a comunidade inteira; prática penitencial que, embora adaptada às
circunstâncias e condições próprias do nosso tempo, deve porém estar sempre
impregnada do espírito evangélico de penitência e orientada para o bem dos
irmãos.
Não se esqueça a parte da Igreja na ação
penitencial e seja solicitada a oração pelos pecadores, inserindo-a com mais
freqüência na oração universal.[17]
15. Recomende-se aos fiéis mais intensa e frutuosa
participação na liturgia quaresmal e nas celebrações penitenciais. Seja-lhes
recomendada sobretudo a freqüência, neste tempo, ao sacramento da Penitência,
segundo a lei e as tradições da Igreja, para poderem participar nos mistérios
pascais com espírito purificado. É muito oportuno no tempo da Quaresma celebrar
o sacramento da Penitência segundo o rito para a reconciliação de mais
penitentes, com a confissão e absolvição individual, como vem descrito no
Ritual Romano.[18]
Por sua vez, os pastores estejam mais disponíveis
para o ministério da Reconciliação e, ampliando os horários para a confissão
individual, facilitem o acesso a este sacramento.
16. O caminho de penitência quaresmal em todos os
seus aspectos seja orientado para pôr em mais evidência a vida da Igreja local,
e para lhe favorecer o progresso. Por isto se recomenda muito conservar e
favorecer a forma tradicional de assembléia da Igreja local, segundo o modelo
das “estações” romanas. Estas assembléias de fiéis poderão reunir-se, especialmente
sob a presidência do pastor da diocese, junto dos túmulos dos santos ou nas
principais igrejas e santuários da cidade, ou nos lugares de peregrinação mais
freqüentados na diocese.[19]
17. “Na Quaresma não se colocam flores no altar e o
som dos instrumentos é permitido só para sustentar o canto”[20], no respeito da
índole penitencial deste tempo.
18. De igual modo, omite-se o Aleluia em todas as
celebrações, desde o início da Quaresma até a Vigília pascal, também nas
solenidades e nas festas.[21]
19. Sobretudo nas celebrações eucarísticas, mas
também nos pios exercícios, sejam escolhidos cânticos adaptados a este tempo e
correspondentes, o mais possível, aos textos litúrgicos.
20. Sejam favorecidos e impregnados de espírito
litúrgico os pios exercícios de acordo com o tempo quaresmal, como a Via-sacra,
para com mais facilidade conduzir os ânimos dos fiéis à celebração do mistério
pascal de Cristo.
c) Particularidades de alguns dias da Quaresma
21. Na quarta-feira antes do primeiro domingo da
Quaresma os fiéis, recebendo as cinzas, entram no tempo destinado à purificação
da alma. Com este rito penitencial, surgido da tradição bíblica e conservado na
práxis eclesial até os nossos dias, é indicada a condição do homem pecador, que
exteriormente confessa a sua culpa diante de Deus e exprime assim a vontade de
conversão interior, na esperança que o Senhor seja misericordioso para com ele.
Por meio deste mesmo sinal inicia o caminho de conversão, que alcançará a sua
meta na celebração do sacramento da Penitência nos dias antes da Páscoa.[22] A
bênção e imposição das cinzas são realizadas durante a missa ou também fora da
missa. Nesse caso, permite-se a liturgia da Palavra, concluída com a oração dos
fiéis.[23]
22. A Quarta-feira de Cinzas é dia obrigatório de
penitência na Igreja toda, com a observância da abstinência e do jejum.[24]
23. O I domingo da Quaresma assinala o início do
sinal sacramental da nossa conversão, tempo favorável para a nossa
salvação.[25] Na missa deste domingo não faltem os elementos que sublinham tal
importância; por exemplo, a procissão de entrada, com a ladainha dos
santos.[26] Durante a missa do I domingo da Quaresma, o bispo celebre
oportunamente na igreja catedral, ou noutra igreja, o rito da eleição ou da
inscrição do nome, segundo as necessidades pastorais.[27]
24. Os Evangelhos da Samaritana, do cego de
nascença e da ressurreição de Lázaro, assinalados respectivamente para os
domingos III, IV e V da Quaresma no ano A, pela sua grande importância em ordem
à iniciação cristã, podem ser lidos também nos anos B e C, sobretudo onde há
catecúmenos.[28]
25. No IV domingo da Quaresma (“Laetare”) e nas
solenidades e festas permite-se o som dos instrumentos, e o altar pode ser
ornado com flores. E neste domingo podem ser usados os paramentos de cor
rósea.[29]
26. O uso de cobrir as cruzes e as imagens na
igreja, desde o V domingo da Quaresma, pode ser conservado segundo a disposição
da Conferência Episcopal. As cruzes permanecem cobertas até ao término da
celebração da Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa; as imagens até ao início
da Vigília. pascal.[30]
II. A SEMANA
SANTA
27. Na Semana Santa a Igreja celebra os mistérios
da salvação, levados a cumprimento por Cristo nos últimos dias da sua vida, a
começar pelo seu ingresso messiânico em Jerusalém. O tempo quaresmal continua
até à Quinta-feira Santa. A partir da missa vespertina “in Cena Domini”
inicia-se o tríduo pascal, que abrange a Sexta-feira Santa “da paixão do
Senhor” e o Sábado Santo, e tem o seu centro na vigília pascal, concluindo-se
com as vésperas do domingo da ressurreição. “Os dias feriais da Semana Santa,
de segunda-feira a quinta-feria inclusive, têm a precedência sobre todas as
outras celebrações”.[31] É oportuno que nestes dias não se celebre nem o
Batismo nem a Confirmação.
a) Domingo de Ramos
28. A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos
da paixão do Senhor, que une num todo o triunfo real de Cristo e o anúncio da
paixão. Na celebração e na catequese deste dia sejam postos em evidência estes
dois aspectos do mistério pascal.[32]
29, Desde a antigüidade se comemora a entrada do
Senhor em Jerusalém com a procissão solene, com a qual os cristãos celebram
este evento, imitando as aclamações e os gestos das crianças hebréias, que
foram ao encontro do Senhor com o canto do Hosana.[33]
A procissão seja uma só e feita sempre antes da
missa com maior concurso de povo, também nas horas vespertinas, tanto do sábado
como do domingo. Para realizá-la os fiéis reúnem-se numa igreja menor ou noutro
lugar adaptado, fora da igreja para a qual a procissão se dirige. Os fiéis
participam nesta procissão levando ramos de oliveira ou de outras árvores.
O sacerdote e os ministros precedem o povo, levando
também eles os ramos.[34]
A bênção das palmeiras ou dos ramos é feita para os
levar em procissão.
Conservados em casa, os ramos recordam aos fiéis a
vitória de Cristo celebrada com a mesma procissão.
Os pastores esforcem-se por que esta procissão, em
honra de Cristo Rei, seja preparada e celebrada de modo frutuoso para a vida
espiritual dos fiéis.
30. O Missal Romano, para celebrar a comemoração da
entrada do Senhor em Jerusalém, além da procissão solene supramencionada,
apresenta outras duas formas, não para conceder comodidade e facilidade, mas
tendo em consideração dificuldades que possam impedir a procissão.
A segunda forma de comemoração é a entrada solene,
quando não se pode fazer a procissão fora da igreja. A terceira forma é a
entrada simples, que se faz em todas as missas do domingo, no qual se realiza a
entrada solene.[35]
31. Quando não se pode celebrar a missa, convém
realizar uma celebração da Palavra de Deus para a entrada messiânica e a paixão
do Senhor, nas horas vespertinas do sábado ou na hora mais oportuna do
domingo.[36]
32. Na procissão são executados pela schola e pelo
povo os cânticos propostos pelo Missal Romano, com os Salmos 23 e 46, e outros
cânticos apropriados em honra de Cristo Rei.
33. A história da Paixão reveste particular
solenidade. É aconselhável que seja cantada ou lida segundo o modo tradicional,
isto é, por três pessoas que representam a parte de Cristo, do cronista e do
povo.
A Passio é cantada ou lida pelos diáconos ou
sacerdotes ou, na falta deles, pelos leitores; neste caso, a parte de Cristo
deve ser reservada ao sacerdote. A proclamação da paixão é feita sem os
portadores de castiçais, sem incenso, sem a saudação ao povo e sem o toque no
livro; só os diáconos pedem a bênção do sacerdote, como noutras vezes antes do
Evangelho.[37]
Para o bem espiritual dos fiéis, é oportuno que a
história da Paixão seja lida integralmente sem omitir as leituras que a
precedem.
34. Concluída a história da paixão, não se omita a
homilia.
b) Missa do Crisma
35. A Missa do Crisma na qual o bispo,
concelebrando com o seu presbitério, consagra o santo Crisma e benze os outros
óleos, é uma manifestação da comunhão dos presbíteros com o próprio bispo, no
único e mesmo sacerdócio e ministério de Cristo.[38] Chamem-se os presbíteros
das diversas partes da diocese para participarem nesta missa, concelebrando com
o bispo, como testemunhas e cooperadores seus na consagração do Crisma, visto
que são os seus cooperadores e conselheiros no ministério quotidiano.
Os fiéis sejam também encarecidamente convidados a
participar nesta missa e a receber o sacramento da Eucaristia durante a sua
celebração.
Segundo a tradição, a Missa do Crisma é celebrada
na Quinta-feira da Semana Santa. Se o clero e o povo encontram dificuldade para
se reunir naquele dia com o bispo, tal celebração pode ser antecipada para
outro dia, contanto que próximo da Páscoa.[39] Com efeito, o novo Crisma e o
novo óleo dos catecúmenos devem ser usados na noite da vigília pascal, para a
celebração dos sacramentos da iniciação cristã.
36. Celebre-se uma única missa, considerada a sua
importância na vida da diocese, e a celebração seja feita na igreja catedral
ou, por razões pastorais, noutra igreja[40] especialmente mais insigne..
O acolhimento aos santos óleos pode ser feito em
cada uma das paróquias, antes da celebração da missa vespertina “In Cena
Domini” ou noutro tempo mais oportuno. Isto poderá ajudar a fazer os fiéis
compreenderem o significado do uso dos santos óleos e do Crisma, e da sua eficácia
na vida cristã.
c) Celebração penitencial no final da Quaresma
37. É oportuno que o tempo quaresmal seja
concluído, quer para os fiéis individualmente quer para toda a comunidade
cristã, com uma celebração penitencial para preparar uma participação mais
intensa no mistério pascal.[41] Esta celebração seja feita antes do tríduo
pascal e não deve preceder imediatamente a missa vespertina “In Cena Domíni”.
III. O
TRÍDUO PASCAL EM GERAL
38. A Igreja celebra todos os anos os grandes
mistérios da redenção humana, desde a missa vespertina da Quinta-feira “In Cena
Domini” até às vésperas do domingo da ressurreição. Este espaço de tempo é
justamente chamado o “tríduo do crucificado, do sepultado e do
ressuscitado”[42] e também tríduo pascal, porque com a sua celebração se torna
presente e se cumpre o mistério da Páscoa, isto é, a passagem do Senhor deste
mundo ao Pai. Com a celebração deste mistério a Igreja, por meio dos sinais
litúrgicos e sacramentais, associa-se em íntima comunhão com Cristo seu Esposo.
39. É sagrado o jejum pascal destes dois primeiros
dias do tríduo, em que, segundo a tradição primitiva, a Igreja jejua “porque o
Esposo lhe é tirado”,[43] Na Sexta-feira da Paixão do Senhor, em toda a parte o
jejum deve ser observado juntamente com a abstinência, e aconselha-se
prolongá-lo também no Sábado Santo, de modo que a Igreja, com o espírito aberto
e elevado, possa chegar à alegria do Domingo da Ressurreição.[44]
40. É recomendada a celebração comunitária do
oficio da leitura e das laudes matutinas na Sexta-feira da paixão do Senhor, e
também no Sábado Santo. Convém que nele participe o bispo, na medida em que é
possível na igreja catedral, com o clero e o povo.[45]
Este oficio, outrora chamado das trevas, conserve o
devido lugar na devoção dos fiéis, para contemplar em piedosa meditação a
paixão, morte e sepultura do Senhor, à espera do anúncio da sua ressurreição.
41. Para o desenvolvimento conveniente das
celebrações do tríduo pascal, requer-se um suficiente número de ministros e de
ajudantes, que devem ser diligentemente instruídos sobre o que deverão fazer.
Os pastores cuidem de explicar
aos fiéis, do melhor modo possível, o significado e
a estrutura dos ritos das celebrações, e de os preparar para uma participação
ativa e frutuosa..
42. O canto do povo, dos ministros e do sacerdote
celebrante reveste particular importância na celebração da Semana Santa e
especialmente do tríduo pascal, porque está mais de acordo com a solenidade
destes dias e também porque os textos obtêm maior força quando são cantados.
As conferências episcopais, se ainda não tomaram
providências quanto a isto, são convidadas a propor melodias para os textos e
as aclamações, que deveriam ser executados sempre com o canto. Trata-se dos
seguintes textos:
a) a oração universal da Sexta-feira Santa na
paixão do Senhor; o convite do diácono, se for feito, ou a aclamação do povo;
b) os textos para apresentar e adorar a cruz;
c) as aclamações na procissão com o círio pascal e
na própria proclamação da Páscoa, o Aleluia responsorial, a ladainha dos santos
e a aclaração após a bênção da água.
Os textos litúrgicos dos cânticos, destinados a
favorecer a participação do povo, não sejam omitidos Com facilidade; as suas
traduções em língua vernácula sejam acompanhadas das respectivas melodias. Se
ainda não houver textos em língua vernácula para Uma liturgia cantada, sejam no
entanto escolhidos outros textos semelhantes. Providencie-se oportunamente a
redação de um repertório próprio para estas celebrações, a ser usado só durante
o desenvolvimento das mesmas.
De modo particular sejam propostos:
a) os cânticos para a bênção e procissão dos ramos
e para a entrada na igreja;
b) os cânticos para a procissão dos santos óleos;
c) os cânticos para a procissão das ofertas na
missa “In Cena Domini”, e o hino para a procissão, com a qual se leva o
Santíssimo Sacramento para a capela da reposição;
d) as respostas dos salmos na vigília pascal e os
cânticos para a aspersão da água.
Sejam preparadas melodias adaptadas para facilitar
o canto dos textos da história da paixão, da proclamação pascal e da bênção da
água batismal.
Nas igrejas maiores seja usado o tesouro abundante
da música sacra, tanto antiga como moderna; tenha-se em conta, porém, a devida
participação do povo.
43. E muito conveniente que as pequenas comunidades
religiosas, quer clericais, quer não, e as outras comunidades laicais
participem nas celebrações do t r í d u o pascal nas igrejas maiores.[46]
De igual modo, quando em algum lugar é insuficiente
o número dos participantes, dos ajudantes e dos cantores, as celebrações do
tríduo pascal sejam omitidas e os fiéis reunam-se noutra igreja maior.
Também onde mais paróquias pequenas são I confiadas
a um só sacerdote, é oportuno que, na medida do possível, os seus fiéis se
reunam na igreja principal para participar nas celebrações.
Para o bem dos fiéis, onde ao pároco é confiada a
cura pastoral de duas ou mais paróquias, nas quais os fiéis participam em
grande número e podem ser realizadas as celebrações com o devido cuidado e
solenidade, os mesmos párocos podem repetir as celebrações do tríduo pascal,
respeitando-se todas as normas estabelecidas.[47]
A fim de que os alunos dos seminários possam “viver
o mistério pascal de Cristo, de modo que saibam iniciar nele o povo que lhes
será confiado”[48], é necessário que recebam uma plena e completa formação
litúrgica. É muito oportuno que os alunos, durante os anos da sua preparação no
seminário, façam experiência das formas mais ricas de celebração das festas
pascais, especialmente d a que I a s presididas pelo bispo.[49]
IV. A MISSA
“IN CENA DOMINI”
44. “Com a missa celebrada nas horas vespertinas da
Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao tríduo pascal e recorda aquela última
ceia em que o Senhor Jesus, na noite em que ia ser traído, tendo amado até ao
extremo os seus que estavam no mundo, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue
sob as espécies do pão e do vinho e deu-os aos apóstolos como alimento, e
ordenou-lhes, a eles e aos seus sucessores no sacerdócio, que fizessem a mesma
oferta”.[50]
45. Toda a atenção da alma deve estar orientada
para os mistérios, que sobretudo nesta missa são recordados: a saber, a
instituição da Eucaristia, a instituição da Ordem sacerdotal e o mandamento do
Senhor sobre a caridade fraterna: tudo isto seja explicado na homilia.
46. A missa “In Cena Domini” é celebrada nas horas
vespertinas, no tempo mais oportuno para
uma plena participação de toda a comunidade local.
Todos os presbíteros podem concelebrá-la, ainda que tenham já concelebrado
neste dia a missa do Crisma, ou então devam celebrar outra missa para o bem dos
fiéis.[51]
47. Nos lugares em que seja requerido por motivos
pastorais, o ordinário do lugar pode conceder a celebração de uma outra missa
nas igrejas e oratórios, nas horas vespertinas e, no caso de verdadeira
necessidade, também de manhã, mas só para os fiéis que não podem de modo algum
tomar parte na missa vespertina. Evite-se, todavia, que estas celebrações se
façam em favor de pessoas particulares ou de pequenos grupos e que não
constituam um obstáculo para a missa principal.
Segundo antiquíssima tradição da Igreja, neste dia
são proibidas todas as missas sem o povo.[52]
48. Antes da celebração, o tabernáculo deve estar
vazio.[53] As hóstias para a comunhão dos fiéis devem ser consagradas na mesma
celebração da missa.[54] Consagrem-se nesta missa hóstias em quantidade
suficiente para este dia e para o dia seguinte.
49. Reserve-se uma capela para a conservação do
Santíssimo Sacramento e seja ela ornada de modo conveniente, para que possa
facilitar a oração e a meditação: recomenda-se o respeito daquela sobriedade
que convém à liturgia destes dias, evitando ou removendo qualquer abuso
contrário.[55]
Se o tabernáculo é colocado numa capela separada da
nave central, convém que nela seja disposto o lugar para a reposição e a
adoração.
50. Durante o canto do hino Glória a Deus toquem-se
os sinos. Concluído o canto, eles permanecerão silenciosos até à vigília
pascal, segundo os costumes locais; a não ser que a Conferência Episcopal ou o
ordinário do lugar determinem diversamente, segundo a oportunidade.[56] Durante
este tempo o órgão e os outros instrumentos musicais podem ser utilizados só
para sustentar o canto.[57]
51. O lava-pés que, por tradição, é feito neste dia
a alguns homens escolhidos, significa o serviço e a caridade de Cristo, que
veio “não para ser servido, mas para servir”.[58] Convém que esta tradição seja
conservada e explicada no seu significado próprio.
52. Durante a procissão das ofertas, enquanto o
povo canta o hino Onde há caridade e amor, podem ser apresentados os dons para
os pobres, especialmente os que foram recolhidos no tempo quaresmal como frutos
de penitência.[59]
53. Para os doentes que recebem a Comunhão em casa,
é mais oportuno que a Eucaristia, tomada da mesa do altar no momento da
Comunhão, seja a eles levada pelos diáconos ou acólitos ou ministros
extraordinários, para que possam assim unir-se de maneira mais intensa à Igreja
que celebra.
54. Concluída a oração após a Comunhão, forma-se a
procissão que, passando pela igreja,
acompanha o Santíssimo Sacramento ao lugar da
reposição. A procissão é precedida pelo cruciferário; levam-se os círios acesos
e o incenso. Durante a procissão, canta-se o hino pange língua ou outro cântico
eucarístico.[60] A procissão e a reposição do Santíssimo Sacramento não podem
ser feitas nas igrejas em que na Sexta-feira Santa não se celebra a paixão do
Senhor.[61]
55. O Sacramento seja conservado num tabernáculo
fechado. Nunca se pode fazer a exposição com o ostensório. O tabernáculo ou o
cibório não deve ter a forma de um sepulcro.
Evite-se o termo mesmo de sepulcro: com efeito, a
capela da reposição é preparada não para representar a sepultura do Senhor, mas
para conservar o pão eucarístico para a Comunhão, que será distribuída na
Sexta-feira da paixão do Senhor.
56. Convidem-se os fiéis a permanecer na igreja,
depois da missa “In Cena Domini”, por um determinado espaço de tempo na noite,
para a devida adoração ao Santíssimo Sacramento solenemente ali conser-vado
neste dia. Durante a adoração eucarístíca prolongada pode ser lida uma parte do
Evangelho segundo João (cap. 13-17). Após a meia-noite, esta adoração seja
feita sem solenidade, já que começou o dia da paixão do Senhor.[62]
57. Concluída a missa é desnudado o altar da
celebração. Convém cobrir as cruzes da igreja com um véu de cor vermelha ou
roxa, a não ser que já tenham sido veladas no sábado antes do V domingo da
Quaresma. Não se podem acender velas ou lâmpadas diante das imagens dos santos.
V. A
SEXTA-FEIRA SANTA
58. Neste dia, em que “Cristo, nosso cordeiro
pascal, foi imolado”[63], a Igreja, com a meditação da paixão do seu Senhor e
Esposo e adorando a cruz, comemora o seu nascimento do lado de Cristo que
repousa na cruz, e intercede pela salvação do mundo todo.
59. A Igreja, seguindo uma antiquíssima tradição,
neste dia não celebra a Eucaristia; a sagrada Comunhão é distribuída aos fiéis
só durante a celebração da paixão do Senhor; aos doentes, impossibilitados de
participar desta celebração, pode-se levar a Comunhão a qualquer hora do,
dia.[64]
60. A Sexta-feira da paixão do Senhor é dia de
penitência obrigatória para a Igreja toda, a ser observada com a, abstinência e
o jejum.[65]
61. Está proibido celebrar neste dia qualquer
sacramento, exceto os da Penitência e da Unção dos Enfermos.[66] As exéquias
sejam celebradas sem canto e sem o som do órgão e dos sinos. 62. Recomenda-se
que o ofício da leitura e as laudes deste dia sejam celebrados nas igrejas, com
participação do povo (cf. n. 40).
63. A celebração da paixão do Senhor deve ser
realizada depois do meio-dia, especialmente pelas três horas da tarde. Por
razões pastorais pode-se escolher outra hora mais conveniente, para que os
fiéis possam reunir-se com mais facilidade: por exemplo, desde o meio-dia até
ao entardecer, mas nunca depois das vinte e uma horas.[67]
64. Respeite-se religiosa e fielmente a estrutura
da ação litúrgica da paixão do Senhor (liturgia da palavra, adoração da cruz e
sagrada Comunhão), que provém da antiga tradição da Igreja. A ninguém é licito
introduzir-lhe mudanças de próprio arbítrio.
65. O sacerdote e os ministros dirigem-se para o
altar em silêncio, sem canto. No caso de alguma palavra de introdução, esta
deve ser feita antes da entrada dos ministros.
O sacerdote e os ministros, feita a reverência ao
altar, prostram-se: esta prostração, que é um rito próprio deste dia, seja
conservada diligentemente, pois significa não só a humilhação do “homem
terreno”[68], mas também a tristeza e a dor da Igreja.
Durante a entrada dos ministros os fiéis permanecem
em pé, e depois ajoelham-se e oram em silêncio.
66. As leituras devem ser lidas integralmente. O
Salmo responsoriaI e a aclamação ao Evange lho sejam executados no modo
habitual. A história da paixão do Senhor segundo João é cantada ou lida, como
no domingo precedente (cf. n. 33). Depois da leitura da paixão, faça. se a
homilia e, ao final da mesma, os fiéis podem ser convidados a permanecer em
meditação por um breve tempo.[69]
67. A oração universal deve ser feita segundo o
texto e a forma transmitidos pela antigüidade, com toda a amplitude de
intenções, que expressam o valor universal da paixão de Cristo, pregado na cruz
para a salvação do mundo inteiro. Em caso de grave necessidade pública, o
Ordinário do lugar pode permitir ou estabelecer que se acrescente alguma
intenção especial.[70]
É consentido ao sacerdote escolher, entre as
intenções propostas no Missal, aquelas mais adequadas às condições do lugar,
contanto que se mantenha a ordem das intenções, indicada para a oração
universal.[71]
68. A cruz a ser apresentada ao povo seja suficientemente
grande e artística. Das duas formas indicadas no Missal para este rito,
escolha-se a mais adequada. Este rito deve ser feito com um esplendor digno da
glória do mistério da nossa salvação: tanto o convite feito ao apresentar a
cruz como a resposta dada pelo povo sejam feitos com o canto. Não se omita o
silêncio reverente depois de cada uma das prostrações, enquanto o sacerdote
celebrante, permanecendo de pé, mostra elevada a cruz.
69. Apresente-se a cruz à adoração de cada um dos
fiéis, porque a adoração pessoal da cruz é um elemento muito importante desta
celebra ção. No caso de uma assembléia muito numerosa, use-se o rito da
adoração feita contemporaneamente por todos.[72]
Use-se uma única cruz para a adoração, tal como o
requer a verdade do sinal. Durante a adoração da cruz cantem-se as antífonas,
os “impropérios” e o hino, que recordam com lirismo a história da salvação[73],
ou então outros cânticos adequados (cf. n. 42).
70. O sacerdote canta a introdução ao Pai-Nos, so,
que é cantado por toda a assembléia. Não se dá o sinal da paz.
A Comunhão é distribuída segundo o rito descrito no
Missal. Durante a Comunhão pode-se cantar o Salmo[74], ou outro cântico
apropriado. Concluída a distribuição da Comunhão, a píxide é levada para o
lugar já preparado fora da igreja.
71. Depois da Comunhão procede-se à desnudação do
altar, deixando a cruz no centro, com quatro castiçais. Disponha-se na igreja
um lugar adequado (por exemplo, a capela da reposição da Eucaristia na
Quinta-feira Santa), para colocar ali a cruz, a fim de que os fiéis possam
adorá-la, beijá-la e permanecer em oração e meditação.
72. Pela sua importância pastoral, sejam
valorizados os pios exercícios, como a Via-sacra, as procissões da paixão e a
memória das dores da bem-aventurada Virgem Maria. Os textos e os cânticos
destes pios exercícios correspondam ao espírito litúrgico deste dia. O horário
desses pios exercícios e o da celebração litúrgica sejam de tal modo dispostos,
que apareça claro que a ação litúrgica, por sua mesma natureza, está acima dos
pios exercícios. 7.
VI. O SÁBADO
SANTO
73. Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto
do sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida aos
infernos[75], e esperando na oração e no jejum a sua ressurreição. Recomenda-se
com insistência a celebração do oficio da leitura e das laudes com a
participação do povo (cf. n. 40). Onde isto não é possível, prepare-se uma
celebração da palavra ou um pio exercício que corresponda ao mistério deste
dia.[76]
74. Podem ser expostas na igreja, para a veneração
dos fiéis, a imagem de Cristo crucificado ou deposto no sepulcro, ou uma imagem
da sua descida aos infernos, que ilustra o mistério do Sábado Santo, bem como a
imagem da Santíssima Virgem das Dores.
75. Neste dia a Igreja abstém-se absolutamente do
sacrifício da missa.[77] A sagrada Comunhão só pode ser dada como viático. Não
se conceda a celebração de matrimônios nem a administração de outros
sacramentos, exceto os da Penitência e da Unção dos Enfermos.
76. Os fiéis sejam instruídos sobre a natureza
particular do Sábado Santo.[78] Os usos e as tradições de festa vinculados com
este dia por causa da antiga antecipação da vigília para o Sábado Santo devem
ser transferidos para a noite ou para o dia da Páscoa.
VII. O
DOMINGO DE PÁSCOA
A) A vigília pascal da noite santa
77. Segundo uma antiquíssima tradição, esta noite é
“em honra do Senhor”[79], e a vigília que nela se celebra, comemorando a noite
santa em que o Senhor ressuscitou, deve ser considerada como “mãe de todas as
santas vigílias”.[80] Nesta vigília, de fato, a Igreja permanece à espera da
ressurreição do Senhor e celebra-a com os sacramentos da iniciação cristã.[81]
a) Significado da característica noturna da vigília
pascal
78. “Toda a vigília pascal seja celebrada durante a
noite, de modo que não comece antes do anoitecer e sempre termine antes da
aurora de domingo”,[82] Esta regra deve ser interpretada estritamente. Qualquer
abuso ou costume contrário, às vezes verificado, de se antecipar a hora da
celebração da vigília pascal para horas em que, habitualmente, se celebram as
missas vespertinas antes dos domingos, deve ser reprovado.[83] As razões
apresentadas para antecipar a vigília pascal, como por exemplo a insegurança
pública, não se têm em conta no caso da noite de Natal ou de reuniões que se
realizam de noite.
79. A vigília pascal, na qual os judeus esperaram a
passagem do Senhor que os libertaria da escravidão do Faraó, foi por eles
observada como memorial a ser celebrado todos os anos; era a figura da futura e
verdadeira Páscoa de Cristo, isto é, da noite da verdadeira libertação, na
qual.. Jesus rompeu o inferno, ao ressurgir da morte vencedor”.[84]
80. Desde o início a Igreja tem celebrado a Páscoa
anual, solenidade das solenidades, com uma vigília noturna. Com efeito, a
ressurreição de Cristo é o fundamento da nossa fé e da nossa esperança, e por
meio do Batismo e da Confirmação fomos inseridos no mistério pascal de Cristo:
mortos, sepultados e ressuscitados com Ele, com Ele também havemos de
reinar.[85]
Esta vigília é também espera da segunda vinda do
Senhor.[86]
b) A estrutura da vigília pascal e a importância
dos seus elementos e das suas partes
81. A vigília tem a seguinte estrutura: depois do
lucernário e da proclamação da Páscoa (primeira parte da vigília), a santa
Igreja contempla as maravilhas que Deus operou em favor do seu povo desde o
início (segunda parte ou liturgia da Palavra), até ao momento em que, com os
seus membros regenerados pelo Batismo (terceira parte), é convidada à mesa,
preparada pelo Senhor para o seu povo, memorial da sua morte e ressurreição, à
espera da sua nova vinda (quarta parte).[87]
Esta estrutura dos ritos por ninguém pode ser
mudada arbitrariamente.
82. A primeira parte compreende ações simbólicas e
gestos, que devem ser realizados com tal dignidade e expressividade, de maneira
que os fiéis possam verdadeiramente compreender o significado, sugerido pelas
advertências e orações litúrgicas.
Na medida em que for possível, prepare-se fora da
igreja, em lugar conveniente, o braseiro para a bênção do fogo novo, cuja chama
deve ser tal que dissipe as trevas e ilumine a noite.
Prepare-se o círio pascal que, no respeito da
veracidade do sinal, “deve ser de cera, novo cada ano, único, relativamente
grande, nunca artificial, para poder recordar que Cristo é a luz do mundo. A
bênção do círio seja feita com os sinais e palavras indicados no Missal ou por
outros aprovados pela Conferência Episcopal.[88]
83. A procissão com que o povo entra na igreja deve
ser iluminada unicamente pela luz do círio pascal. Assim como os filhos de
Israel eram guiados de noite pela coluna de fogo, assim também os cristãos, por
sua vez, seguem a Cristo ressuscitado. Nada impede que, a cada resposta Demos
graças a Deus!, se acrescente outra aclamação dirigida a Cristo.
A luz do círio pascal passará, gradualmente, às
velas que os fiéis têm em suas mãos, permanecendo ainda apagadas as lâmpadas
elétricas.
84. O diácono faz a proclamação da Páscoa,
magnífico poema lírico que apresenta todo o mistério pascal inserido na
economia da salvação. Se necessário, ou por falta de diácono ou por
impossibilidade do sacerdote celebrante, tal proclamação seja confiada a um
cantor. As conferências episcopais podem adaptar convenientemente esta
proclamação, introduzindo nela algumas aclamações da assembléia.[89]
85. As leituras da Sagrada Escritura formam a
segunda parte da vigília. Elas descrevem os acontecimentos culminantes da
história da salvação, que os fiéis devem poder tranqüilamente meditar por meio
do canto do Salmo responsorial, do silêncio e da oração do celebrante.
O renovado Ordo da vigília compreende sete leituras
do Antigo Testamento, tomadas dos livros da lei e dos profetas, já utilizadas com
freqüência nas antigas tradições litúrgicas tanto do Oriente como do Ocidente;
e duas leituras do Novo Testamento, tomadas das cartas dos apóstolos e do
Evangelho. Desta maneira, a Igreja “começando por Moisés e seguindo pelos
profetas”[90], interpreta o mistério pascal de Cristo. Portanto, na medida em
que for possível, leiam-se todas as leituras de maneira que se respeite
completamente a natureza da vigília pascal, que exige uma certa duração.
Todavia, onde as circunstâncias de natureza
pastoral exigem que se reduza ainda o número das leituras, leiam-se ao menos
três do Antigo Testamento, a saber, dos livros da lei e dos profetas; nunca se
pode omitir a leitura do capítulo 14 do Êxodo, com o seu cântico.[91]
86. O significado tipológico dos textos do Antigo
Testamento tem as suas raízes no Novo, e aparece sobretudo na oração
pronunciada pelo celebrante depois de cada uma das leituras; para chamar a
atenção dos fiéis, poderá ser também útil uma breve introdução para que
compreendam o significado das mesmas. Tal introdução pode ser feita pelo
próprio sacerdote celebrante ou pelo diácono. As Comissões litúrgicas nacionais
ou diocesanas poderão cuidar da preparação de subsídios oportunos, que sirvam
de ajuda aos pastores.
Depois da leitura canta-se o salmo com a resposta
do povo. Na repetição destes diversos elementos mantenha-se um ritmo que possa
favorecer a participação e a devoção dos fiéis.[92] Evite-se com todo o cuidado
que os salmos sejam substituídos por canções populares.
87. No final das leituras do Antigo Testamento
canta-se o Glória a Deus, tocam-se os sinos segundo os usos locais,
pronuncia-se a oração e passa-se às leituras do Novo Testamento. Lê-se a
exortação do apóstolo sobre o Batismo, entendido como inserção no mistério
pascal de Cristo.
Depois, todos se levantam: o sacerdote entoa por
três vezes o Aleluia, elevando gradualmente a voz, e o povo repete-o.[93] Se
necessário, o sal. mista ou um cantor entoa o Aleluia, que o povo prossegue
intercalando a aclamação entre os versículos do Salmo 117, tantas vezes citado
pelos apóstolos na pregação pascal.[94] Por fim, com o Evangelho é anunciada a
ressurreição do Senhor, como ápice de toda a liturgia da Palavra. Não se deve
omitir a homilia, ainda que seja breve.
88. A terceira parte da vigília é constituída pela
liturgia batismal. A Páscoa de Cristo e nossa é agora celebrada no sacramento.
Isto pode ser expresso de maneira mais completa nas igrejas que têm a fonte
batismal, e sobretudo quando tem lugar a iniciação cristã dos adultos ou, pelo menos,
o batismo de crianças.[95] Mesmo que não haja a cerimônia do Batismo, nas
igrejas paroquiais deve-se fazer a bênção da água batismal. Quando esta bênção
não é feita na fonte batismal mas no presbitério, num segundo momento a água
batismal seja levada ao batistério, onde será conservada durante todo o tempo
pascal.[96] Onde não haja a cerimônia do Batismo nem se deva benzer a água
batismal, a memória do Batismo é feita na bênção da água que depois servirá
para aspergir o povo.[97]
89. Em seguida tem lugar a renovação das promessas
batismais, introduzida com uma palavra do celebrante. Os fiéis, de pé e com as
velas acesas na mão, respondem às interrogações.
Depois eles são aspergidos com a água: desse modo,
gestos e palavras recordam-lhes o Batismo recebido. O sacerdote celebrante
asperge o povo passando pela nave da igreja, enquanto todos cantam a antífona
Vidi aquam ou outro cântico de caráter batismal.[98]
90. A celebração da Eucaristia forma a quarta parte
da vigília e o seu ápice, sendo de modo pleno o sacramento da Páscoa, ou seja,
memorial do sacrifício da cruz e presença de Cristo ressuscitado, consumação da
iniciação cristã e antegozo da Páscoa eterna.
91. Recomenda-se não celebrar apressadamente a
liturgia eucarística; é muito conveniente que todos os ritos e as palavras que
os acompanham alcancem toda a sua força expressiva: a oração universal,
mediante a qual os neófitos participam pela primeira vez como fiéis e exercem o
seu sacerdócio real[99]; a procissão do ofertório, com a participação dos
neófitos, se estiverem presentes; a oração eucarística primeira, segunda ou
terceira, possivelmente cantada, com os seus embolismos próprios[100]; a
comunhão eucarística, que é o momento da plena participação no mistério
celebrado. Durante a Comunhão é oportuno’ cantar o Salmo 117, com a antífona
Cristo, nossa Páscoa, ou o Salmo 33, com a antífona Aleluia, Aleluia, Aleluia,
ou outro cântico de júbilo pascal.
92. É muito desejável que na comunhão da vigília
pascal se alcance a plenitude do sinal eucarístico, recebido sob as espécies do
pão e do vinho. O ordinário do lugar julgue sobre a oportunidade desta
concessão e das suas modalidades.[101]
c) Algumas advertências pastorais
93. A liturgia da vigília pascal seja realizada de
modo a poder oferecer ao povo cristão a riqueza dos ritos e das orações; é
importante que seja respeitada a verdade dos sinais, se favoreça a participação
dos fiéis e seja assegurada a presença de ministros, leitores e cantores.
94. É desejável que, segundo as circunstâncias,
seja prevista a reunião de diversas comunidades numa mesma igreja, quando, por
razão da proximidade das igrejas ou do reduzido número de participantes, não se
possa ter uma celebração completa e festiva. Favoreça-se a participação de grupos
particulares na celebração da vigília pascal, na qual todos os fiéis, formando
uma única assembléia, possam experimentar de modo mais profundo o sentido de
pertença à mesma comunidade eclesial.
Os fiéis que, por motivo das férias, estão ausentes
da própria paróquia sejam convidados participar na celebração litúrgica no
lugar onde se encontram.
95. Ao anunciar a vigília pascal, evite-se
apresentá-la como o último ato do Sábado Santo. Diga-se antes que a vigília
pascal se celebra “na noite da Páscoa” e como um único ato de culto.
Recomenda-se encarecidamente aos pastores insistir na formação dos fiéis sobre
a importância de se participar em toda a vigília pascal.[102]
96. Para poder celebrar a vigília pascal com o
máximo proveito, convém que os próprios pastores adquiram um conhecimento
melhor tanto dos textos como dos ritos, a fim de poderem dar uma mistagogia que
seja autêntica.
B) O dia da Páscoa
97. A missa do dia da Páscoa deve ser celebrada com
grande solenidade. Em lugar do ato penitencial, é muito conveniente fazer a
aspersão com a água benzida durante a celebração da vigília. Durante a
aspersão, pode-se cantar a antífona Vidi aquam ou outro cântico de caráter
batismal. Com essa mesma água convém encher os recipientes (vasos, pias) que se
encontram à entrada da igreja,
98. Conserve-se, onde ainda está em vigor, ou,
segundo a oportunidade, instaure-se a tradição de celebrar as vésperas
batismais do dia da Páscoa, durante as quais ao canto dos salmos se faz a
procissão à fonte,[103]
99. O círio pascal, colocado junto do ambão ou
perto do altar, permaneça aceso ao menos em todas as celebrações litúrgicas
mais solenes deste tempo, tanto na missa como nas laudes e vésperas, até ao
domingo de Pentecostes, Depois, o círio é conservado bom a devida honra no
batistério, para acender nele os círios dos neo-batizados. Na celebração das
exéquias o círio pascal seja colocado junto do féretro, para indicar que a
morte é para o cristão a sua verdadeira Páscoa.
Fora do tempo da Páscoa não se acenda o círio
pascal nem seja conservado no presbitério.[104]
VIII. O
TEMPO PASCAL
100. A celebração da Páscoa continua durante o
tempo pascal. Os cinqüenta dias que vão do domingo da Ressurreição ao domingo
de Pentecostes são celebrados com alegria como um só dia festivo, antes como “o
grande domingo”.[105]
101. Os domingos deste tempo devem ser considerados
como “domingos de Páscoa” e têm precedência sobre qualquer festa do Senhor e
qualquer solenidade. As solenidades que coincidem com estes domingos são
celebradas no sábado anterior.[106] As festas em honra da bem-aventurada Virgem
Maria ou dos santos, que ocorrem durante a semana, não podem ser transferidas
para estes domingos.[107]
102. Para os adultos que receberam a iniciação
cristã na vigília pascal, todo este tempo é reservado à mistagogia. Portanto,
onde houver neófitos, observe-se tudo o que é indicado no Rito da Iniciação
cristã dos adultos, n. 37-40 e 235-239. Faça-se sempre, na oitava da Páscoa, a
oração de intercessão pelos neo-batizados, inserida na oração eucarística.
103. Durante todo o tempo pascal, nas missas
dominicais, os neófitos tenham reservado um lugar especial entre os fiéis.
Procurem eles participar nas missas juntamente com os seus padrinhos. Na
homília e, segundo a oportunidade, na oração universal, faça-se menção deles.
No encerramento do tempo da mistagogia, nas
proximidades do domingo de Pentecostes, faça-se alguma celebração segundo os
costumes da própria região.[108] Além disso, é muito oportuno que as crianças
recebam a sua Primeira Comunhão nestes domingos pascais.
104. Durante o tempo pascal os pastores instruam os
fiéis, que já fizeram a Primeira Comunhão, sobre o significado do preceito da
Igreja de receber neste tempo a Eucaristia.[109] Recomenda-se, sobretudo na
oitava da Páscoa, que a sagrada Comunhão seja levada aos doentes.
105. Onde houver o costume de benzer as casas por
ocasião das festas pascais, tal bênção seja feita pelo pároco ou por outros
sacerdotes ou diáconos por ele delegados. É esta uma ocasião preciosa para
exercitar o múnus pastoral.[110] O pároco faça a visita pastoral a cada
família, tenha um colóquio com os seus membros e ore brevemente com eles,
usando os textos contidos no Ritual das Bênçãos.[111] Nas grandes cidades
veja-se a possibilidade de reunir mais famílias, para juntas celebrarem o rito
da bênção.
106. Segundo a diversidade dos lugares e dos povos,
existem muitos costumes populares vinculados com as celebrações do tempo
pascal, que às vezes suscitam. maior participação popular que as mesmas
celebrações litúrgicas; tais costumes não devem ser desprezados, e podem muitas
vezes manifestar a mentalidade religiosa dos fiéis. Por isso, as conferências
episcopais e os ordinários do lugar cuidem de que estes costumes, que podem
favorecer a piedade, possam ser ordenados do melhor modo possível com a
liturgia, estejam impregnados do seu espírito e a ela conduzam o povo de
Deus.[112]
107. O domingo de Pentecostes conclui este sagrado
período de cinqüenta dias, quando se comemora o dom do Espírito Santo derramado
sobre os apóstolos, os primórdios da Igreja e o início da sua missão a todos os
povos, raças e nações.[113] Recomenda-se a celebração prolongada da missa da
vigília, que não tem um caráter batismal como a vigília da Páscoa, mas de
oração intensa segundo o exemplo dos apóstolos e discípulos, que perseveravam
unânimes em oração juntamente com Maria, a Mãe de Jesus, esperando a vinda do
Espírito Santo.[114]
108. “É próprio da festividade pascal que toda a
Igreja se alegre pelo perdão dos pecados, concedido não só àqueles que renascem
no santo Batismo, mas também aos que há tempo foram admitidos no número dos
filhos adotivos”.[115] Mediante uma atividade pastoral mais intensa e maior
empenho espiritual da parte de cada um, com a graça do Senhor, será possível a
todos os que tenham participado nas festas pascais testemunhar na vida o
mistério da Páscoa celebrado na fé.[116]
Da sede da Congregação para o Culto Divino, a 16 de
janeiro de 1988.
Paul Augustin Card. MAYER
Prefeito
† Virgílio NOÉ
Secretário
_________________________________________________
[1] Cf. s. Congr. dos Ritos, Decr. Dominicae
Resurrectionis, 621951, AAS 43 (1951) 128. 137; S. Congr. dos Ritos, Decr.
Maxima redemptionis nostrae mysteria, 16.11.1955, AAS 47 (1955) 838-847.
[2] Cf. Conc. VAT. II, Const. Sacrosanctum
Concilium, n. 5, 8. 61.
[3] Cf. “Normas gerais para o ordenamento do ano
litúrgico e do calendário”, n. 18.
[4]
Cf. Conc. Vat. II, Decr. Christus Dominus, n. 15.
[5] Cf. S. Congr. dos Ritos, Decr. Maxima redemptionis
nostrae mysteria. 16. 111955, AAS 47 (1955) 838. 847.
[6] , Caeremoniale Episcoporum, n. 249.
[7] Cf. Rito da iniciação cristã dos adultos, n. 8;
Código de Direito Canônico. cân. 85/1.
[8] Missal Romano. Vigília Pascal. n. 46.
[9] Cf. Rito da iniciação dos adultos, cap. IV.
sobretudo o n. 30.
[10] Cf. ibid. n. 330-333
[11] Cf. Caeremonia!c Episcoporum. n. 250, 406.
407; Rito da iniciação dos adultos, n. 41.
[12] “Normas gerais para o ordenamento do ano
litúrgico e do calendário”, n. 5. 56f e “Notitae” 23 (1987) 397.
[13] Ibid., n. 16, b.
[14] Cf. Missal Romano, “Principios e normas para o
uso do Missal Romano”, n. 42; cf. Rito da Penitência, n. 36. 37.
[15] Paulo VI, Const. Apost. Paentemini, II, I, AAS
58 (1966) 183
[16] Caeremoniale Episcoporum, n. 251.
[17]
Cf. ibid., n. 251; Const. Sacrosanctum Concilium, n. 10
[18] Cf. Caeremoniale Episcoporum, n. 251.
[19] Ibid., n. 260.
[20] Ibid., n. 252.
[21] Cf. “Normas gerais para o ordenamento do ano
litúrgico e do calendário”, n. 28.
[22] Cf. Caeremoniale Episcoporum, n. 253.
[23] Missal Romano, Quarta-feira de Cinzas.
[24] Cf. PAULO VI, Const. Apost. Paenitemini. II,
2, AAS 58 (1966) 183; Código de Direito Canônico, cân. 1251.
[25] Cf. Missal Romano, I Domingo da Quaresma,
coleta e oração do ofertório.
[26] Cf. Caeremoniale Episcoporum, n. 261.
[27] Cf. ibid. n. 408. 410.
[28] Cf. Missale Romanum, Ordo lectionum Missae,
ed. altera 1981, Praenotanda, n. 97.
[29] Cf. Caeremoniale Episcoporum. n. 252.
[30] Missal Romano, rubrica do sábado da IV semana
da Quaresma.
[31] “Normas gerais para o ordenamento do ano
litúrgico e do calendário”, n. 16a.
[32] Cf. Caeremoniale Episcoporum, n. 263.
[33] Cf. Missal Romano, Domingo de Ramos e da
paixão do Senhor, n. 9.
[34] Cf. Caeremoniale Episcoporum, n. 270.
[35] Cf. Missal Romano, Domingo de Ramos e da
paixão do Senhor, n. 16.
[36]
Cf. ibid., n. 19.
[37]
Cf. Ibid., n. 22. Pro Missa quam episcopus praesidet, cf. Caeremoniale
Episcoporum, n. 74.
[38] Conc. VAT. II, Decr. Presbyterorum Ordinis, n.
7.36
[39] Caeremoniale Episcoporum, n. 275.
[40] Cf. Ibid., n. 276.
[41] cr. Rito da Penitência, Apendice II, n. 1-7.
[42] cr. S. Congr. dos Ritos, Decr. Maxima
redemptionis nostrae mysteria, 16.11.1955, AAS 47 (1955) 858; Sto. Agostinho,
Ep. 55, 24: PL 35, 215.
[43] Cf. Mc 2, 19-20; Tertuliano, De ieiunio
adversus psychicos, 2 e 13, Corpus christianorum II, p. 1271.
[44] Cf. Caeremoniale Episcoporum, n. 295; Conc.
VAT. II, Const. Sacrosanctum Concilium, n. 110.
[45] Cf. ibid., n. 296; Princípios e Normas para a
Liturgia das Horas, n. 210.
[46] Cf. S. Congr. dos Ritos, Instrução
Eucharisticum mysterium, 2551967, n. 26, AAS 59 (1967) 558. NB: Convém que nos
mosteiros femininos a celebração do tríduo pascal se realize, na mesma Igreja
do mosteiro, com a maior solenidade possível.
[47] Cf. S. Congr. dos Ritos, “Ordinationes et
declarationes circa Ordinem hebdomadae sanctae instauratum”, 1.2.1957, n. 21:
AAS 49 (1957) 91-95.
[48] Conc. Vat. II, Decr. Optatam Totius, n. 8.
[49] Cf. S. Congr. para a Educação Católica,
Instrução “De Institutione liturgica in seminariis”. 17. 51979, n. 15 e 33.
[50] Cf. Caeremoniale Episcoporum, n. 297.
[51] Cf. Missal Romano, Missa vespertina um Cena
Domini.
[52]
Cf. ibid.
[53]
Cf. ibid. n. 1.
[54]
Cf. Conc. VAT. II, Const. Sacrosanctum Concilium. n. 55; S. Congr. dos
Ritos, Instrução Eucharisticum mysterium, 25.5.1967, n. 31, AAS 59 (1967) 557.
558.
[55] S. Congr. dos Ritos, Decr. Maxima redemptionis
nostrae mysteria. 16111955, n. 9, AAS 47 (1955) 845.
[56] Cf. Missal Romano, Missa vespertina “In Cena
Domini”, n. 3.
[57] Cf. Caeremoniale Episcoporum, n. 300.
[58] Mt 20, 8.
[59] Cf. Caeremoniale Episcoporum, n. 303.
[60] Cf. Missal Romano, Missa vespertina “In Cena
Domini” , n. 15. 16.
[61] Cf. S. Congr. dos Ritos, Declaração de 153.
1956, n. 3, AAS 48 (1956) 153; S. Congr. dos Ritos, “Ordinationes et
declarationes circa Ordinem hebdomadae sanctae Instauratum”, 1. 2. 1957, n. 14,
AAS 49 (1957) 93.
[62] Cf. Missal Romano, Missa vespertina “In Cena
Domini”, n… 21; S. Congr. dos Ritos, Decr. Maxima redemptionis nostrae
mysteria, 16.11.1955, n. 8. 10, AAS 47 (1955) 645.
[63] 1Cor 5. 7.
[64] Cf. Missal Romano, Sexta-feira Santa, n. 13.
[65] Cf. Paulo VI, Const. Apost. Paenitemini, II,
2, AAS 58 (1966) 183: Código de Direito Canônico, cân. 1251.
[66] cr. Missal Romano, Sexta-feira Santa, n. 1;
Congr. para o Culto Divino, “Declaratio ad Missale Romanum”, em Notitiae 13
(1977) 602.
[67] Cf. ibid., n. 3; s. Congr. dos Ritos,
“Ordinationes et Declarationes circa Ordinem hebdomadae sanctae instauratum”,
1.2.1957, n. 15, AAS 49 (1957) 94.
[68] Ibid., n. 5, segunda oração.
[69] Ibid., n. 9; Caeremoniale Episcoporum, n. 319.
[70] Cf. Ibid., n. 12.
[71] Cf. Míssal Romano, Princípios e Normas para o
uso do Missal Romano”, n. 46.
[72] Cf. Missal Romano, Sexta-feira Santa, n. 19.
[73]
Cf. Mq 6, 3-4.
[74]
Cf. Conc. Vat. II, Const. Sacrosanctum Concilium, n. 13.
[75] Cf. Missal Romano, Sábado Santo; cf. Símbolo
dos Apóstolos; 1Pd 3, 19.
[76] Cf. “Princípios e Normas para a Liturgia das
Horas”, n. 210.
[77] Missal Romano, Sábado Santo.
[78] S. Congr. dos Ritos, Decr. Maxima redemptionis
nostrae mysteria, 16.11.1955, n. 2, AAS 47 (1955) 843.
[79] Ex 12, 42.
[80] Sto. Agostinho, Sermo 219, PL 38, 1088.
[81] Caeremoniale Episcoporum. n. 332.
[82] Ibid., n. 332; Missal Romano, Vigilia pascal,
n. 3.
[83] S. Congr. dos Ritos, Instrução Eucharisticum
mysterium, 25.5.1967, n. 28, AAS 59 (1967) 556-557.
[84] Missal Romano, Vigília Pascal, n. 19,
Proclamação da Páscoa.
[85]
Cf. Conc. VAT. II, Const. Sacrosanctum Concilium, n. 6; cf. Rm 6, 3-6; Et 2,
5-6; Cl 2, 12-13; 2Tm 2, 11-12.
[86]
“Illam noctem agimus vigilando quia Dominus resurrexit et illam vitam. ubi nec
mors ulla nec somnus est, in sua carne nobis inchoavit; quam sic excitavit a
mortuis ut iam non moriatur nec mors ei ultra dominetur. Proinde cui
resurgenti paulo diuius vigilando concinimus, praestabit ut cum illosine fine
vivendo regnemus”: Sto. Agostinho, Sermo Guelferbytan. 5, 4: PLS 2. 552.
[87] Cf. Missal Romano, Vigília Pascal, n. 2.
[88]
Cf. Ibid., n. 10-12.
[89]
Cf. ibid., n. 17.
[90] Lc 24, 27; cf. Lc 24, 44-45.
[91] Cf. Missal Romano, Vigília Pascal, n. 21.
[92]
Cf. ibid. n. 23.
[93]
Cf. Caeremoniale Episcoporum. n. 352.
[94]
Cf. At 4, 11-12; Mt 21, 42; Mc 12, 10; Lc 20, 17.
[95] Cf. Rito do Batismo das Crianças, n. 6.
[96] Cf. Missal Romano, Vigília Pascal, n. 48.
[97]
Cf. ibid., n. 45.
[98]
Cf. ibid., n. 47.
[99] Cf. ibid., n. 49; Rito da iniciação cristã dos
adultos, n. 36.
[100] Cf. Missal Romano, Vigília Pascal, n. 53;
ibid., Missas Rituais, 3: para o Batismo.
[101] Cf. Missal Romano, “Princípios e Normas para
o uso do Missal Romano”, n. 240-242.
[102]
Cf. Conc. VAT. II, Const. Sacrosanctum Concilium, n. 56.
[103] Cf. “Princípios e Normas para a Liturgia das
Horas”, n. 213.
[104] Cf. Missal Romano, Domingo de Pentecostes,
rubrica final: Rito do batismo das crianças, Iniciação cristã, Normas gerais n.
25.
[105] “Normas gerais para o ordenamento do ano
litúrgico e do calendário”, n. 22.
[106]
Cf. ibid., n. 5, 23.
[107]
Cf. ibid., n. 58.
[108] Cf. Rito da iniciação cristã dos adultos, n.
235-237; cf. ibid., n. 238. 239.
[109] Cf. Código de Direito Canônico, cân. 920.
[110] S. Congr. dos Ritos, Decr. Maxima
redemptionis nostrae mysteria. 16111955, n. 24, AAS 47 (1955) 847.
[111] De Benedictionibus, cap. I, II, Ordo
benedictionis annuae familiarum in propriis domibus.
[112] Cf. Conc. VAT. II, Const. Sacrosanctum
Concilium, n. 13; cf. Congr. para o Culto Divino, Orientações e propostas para
a celebração do Ano Mariano, 3.4.1987, n. 3, 51-56. 61
[113] 113. Cf. “Normas gerais para o ordenamento do
ano litúrgico e do calendário”, n. 23.
[114] As primeiras vésperas da solenidade podem
unir-se com a missa, segundo o modo previsto nos Princípios e Normas para a
Liturgia das Horas, n. 96. Para conhecer mais profundamente o mistério deste
dia, podem ser lidas mais leituras da Sagrada Escritura, dentre as propostas
pelo Lecionário, como facultativas para esta missa. Neste caso, o leitor lê no
ambão a primeira leitura; depois o salmista ou cantor diz o salmo, com a
resposta do povo. Em seguida todos se levantam e o sacerdote diz Oremos. Depois
de um breve espaço de tempo em silêncio, diz a oração adaptada à leitura (p.
ex. uma das orações marcadas para os dias feriais depois do VII Domingo da
Páscoa
[115] S. Leão Magno, VI Sermão da Quaresma, 1-2, PL
54, 285.
[116] Cf. Missal Romano, Sábado depois do VII
Domingo da Páscoa, oração.
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Disponível
em: Presbíteros
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