Uma
raridade... o livrinho O "Catecismo Anticomunista", escrito por
D. Geraldo, foi sucesso numa época (anos 60), em que este país era muito mais
Católico, onde as palavras e ensinamentos do citado sacerdote alcançavam
notável repercussão! Mas trata-se de tema bem atual; afinal, hoje vemos uma
inegável expansão neocomunista.
CATECISMO
ANTICOMUNISTA
I. O QUE É O COMUNISMO E O QUE ELE
ENSINA
1 Que é o comunismo?
O comunismo é uma seita internacional, que segue a
doutrina de Karl Marx, e trabalha para destruir a sociedade humana baseada na,
lei de Deus e no Evangelho, bem como para instaurar o reino de Satanás neste
mundo, implantando um Estado ímpio e revolucionário, e organizando a vida dos
homens de sorte que se esqueçam de Deus e da eternidade.
2 Qual é a doutrina que a seita
comunista ensina?
A seita comunista ensina a doutrina do mais
completo materialismo.
3 Que ensina o materialismo comunista
a, respeito de Deus?
O materialismo comunista ensina que Deus não
existe, e que só existe a matéria.
4 Contenta-se a seita comunista em
ensinar que não há Deus e que só existe a matéria?
A seita comunista dá grande importância a um
materialismo pratico, em que o homem cogita se Deus existe ou não, mas procede,
pensa e organiza sua vida sem se incomodar com Deus nem se lembrar dEle. Assim;
aos poucos chega também ao materialismo teórico.
O comunista verdadeiro é materialista teórico e
prático, para poder levar seus prosélitos ao caminho aludido.
5 Que pensa a seita comunista a
respeito da alma?
Para a seita comunista o homem é só matéria, e a
alma não existe.
6 Que pensa a seita comunista a
respeito da eternidade?
Para a seita comunista o homem desaparece
totalmente após a morte. Não há Céu nem inferno, não há felicidade nem castigo
depois desta vida.
7 Que pensa a seita comunista a
respeito da natureza humana?
Para a seita comunista o homem é um simples animal;
embora mais evoluído do que o boi e o macaco, não passa de animal.
8 Qual e a primeira conseqüência
prática desta doutrina?
A primeira conseqüência prática deste materialismo
é que o homem deve procurar sua felicidade somente nesta terra, e no gozo dos
prazeres que a vida terrena oferece.
9 O homem, segundo pendi de Deus e da
sua lei?
Não. Uma vez que só há mataria, o homem não depende
de Deus, que não existe; ele é supremo senhor de si mesmo.
II. ATITUDES DO COMUNISMO
PERANTE A
RELIGIÃO
10 A seita comunista dá importância à Religião?
Embora negue a existência de Deus, e afirme que a
Religião é coisa quimérica, o comunismo dá grande importância ao fato de que
existe Religião no mundo, porque vê nela o seu maior inimigo. Lenine a chama de
“ópio do povo”.
11 Por que a Religião é inimiga do
comunismo?
A verdadeira Religião, que é a Religião Católica, é
inimiga mortal do comunismo, porque ensina exatamente o contrario do que ele
ensina, e inspira os fieis a preferirem a morte às doutrinas e ao regime
comunista.
12 Que faz o comunismo com a
Religião?
Com a Religião Católica a luta do comunismo é de
morte: só poderia cessar se chegasse a destruir em todo o mundo a Igreja
verdadeira (o que e impossível). Quanto às outras religiões, a seita usa de
duas táticas: quando sente que uma delas é um empecilho para a sua vitoria,
ataca-a; mas se vem a perceber que se pode servir de alguma religião para se
propagar, ou mesmo pala matá-la, então a tolera e até favorece na aparência,
para a destruir mais radicalmente.
13 Para conquistar o poder, que faz a
seita comunista com referência à Igreja Católica?
Para conquistar o poder, a seita comunista procede
da seguinte maneira com relação à Igreja Católica:
a) Procura persuadir os católicos de que não há
oposição entre os objetivos da seita e a doutrina da Igreja. Procura até
apresentar as idéias comunistas como a realização da doutrina do Evangelho.
b) Procura criar urna corrente intitulada de
“católicos progressistas”, “católicos socialistas” ou “católicos comunistas”,
para desorientar e desunir os católicos.
c) Procura atirar as organizações católicas contra
os outros adversários naturais do comunismo, como os proprietários, os
militares, as autoridades constituídas, para dividir e destruir os que se opõem
a conquista do poder pelo Partido Comunista.
d) Favorece as modas e costumes imorais para minar
a família e portanto a civilização cristã da qual a família é viga mestra.
e) Mantém nas nações cristãs a sociedade em
constante agitação, fomentando antagonismo entre as classes, as regiões do
mesmo pais, etc.
14 Depois de conquistado o poder, que
faz a seita comunista com a Igreja Católica?
Sua tática com a Igreja Católica, depois de
conquistado o poder, varia de acordo com as circunstâncias. Mas os passos da
luta em geral são os seguintes:
a) envolver os católicos nos movimentos promovidos
pelo Partido Comunista;
b) afastar os Bispos, Sacerdotes e Religiosos que
resistem; se preciso, matá-los;
c) liquidar os líderes católicos;
d) separar a Igreja do país, da obediência ao Santo
Padre.
15 Pode um católico colaborar com os
movimentos comunistas?
A coisa que os comunistas mais desejam é que os católicos
colaborem com eles. Quem começar a colaborar, terminará comunista. “Colaborou?
Morreu!”
16 Se o comunismo ensinasse que Deus
existe, e tolerasse a Religião, os católicos poderiam ser comunistas?
No dia em que o comunismo admitisse que Deus
existe, e que ele é Senhor nosso, já não seria propriamente comunismo.
III. PONTOS BÁSICOS DA DIVERGÊNCIA
ENTRE COMUNISMO E CATOLICISMO
17 Então a divergência entre a seita
comunista e o Catolicismo se verifica só no campo religioso?
Não. Além do campo religioso, há muitos outros
campos em que as divergências entre a seita comunista e o Catolicismo são
irredutíveis.
18 Em que outros pontos fundamentais
existe esta divergência radical?
Esta divergência existe em todos os pontos. Mas
ela é mais fundamental em relação à verdade e a moral, a família, a propriedade
e a desigualdade social.
19 Que ensina o comunismo a respeito
da verdade?
Ensina a Igreja que Deus criou o mundo e criou a
alma humana, que é inteligente. A alma conhece a verdade das coisas. Ela afirma
que urna coisa é idêntica a si mesma, dizendo o que é, é; o que não é, não é.
O comunismo ensina que não há verdade. Uma coisa
pode ser e não ser, ao mesmo tempo. Uma coisa é ela e o contrário dela.
20 Então o comunismo não admite a
verdade?
Não. Para o comunista não interessa que uma
afirmação corresponda à realidade ou não.
Para ele, “verdade” é o que ajuda a fazer a
Revolução. A mesma afirmação pode ser hoje e amanhã, sucessivamente, “verdade”
e “mentira”, de acordo com a conveniência do Partido. Assim, houve tempo em
que Stalin era um herói para a seita comunista. Hoje é um bandido declarado.
Não há verdade objetiva.
21 Que outra grande divergência
existe entre o comunismo e o Catolicismo?
O Catolicismo ensina que Deus é absolutamente
santo. E por isto, as ações humanas que estão de acordo com Deus são boas; e as
que vão contra a ordem que Ele estabeleceu são más.
O comunismo, – que é materialista, ensina que não
existe moral. Quando uma ação e útil ao Partido, é boa; quando prejudica o
Partido, e má.
22 Dê um exemplo.
Para o católico as boas relações dos filhos com os
pais constituem um bem.
Para o comunista, essas boas relações podem ser um
bem, e podem ser um mal. Se os pais se opõem à Revolução, o filho deve
odiá-los, denunciá-los, e, se for preciso, depor nos processos contra eles e
até matá-los. Se os pais trabalham para a Revolução, o filho deve mostrar-lhes
amor e colaborar com eles.
23 Poderia dar outro exemplo?
Outro exemplo seria o seguinte. Se o Brasil entrar
em guerra contra a Rússia, o comunismo ensina que os brasileiros deverão trair
sua Pátria, trabalhar para que os nossos soldados sejam derrotados e o Brasil
dominado pelos soviéticos.
Mas, se por desgraça o Brasil passar a aliado da
Rússia, os brasileiros deverão mudar de orientação e lutar pela vitória do
Brasil.
Em resumo: é bom o que ajuda a Revolução, é mau o
que a combate ou prejudica.
24 O comunismo ensina a respeitar as
famílias?
Como o homem é um animal, a família
vale tanto como um casal de bichos. Por isto o comunismo ensina a dissolver as
famílias, a violentar as mulheres dos povos que não são comunistas, e a
respeitar as “famílias” dos que o são.
25 Que aconteceria às nossas famílias
católicas se o comunismo dominasse o Brasil?
Os pais que resistissem à profanação do seu lar
poderiam ser mortos; as filhas e esposas ficariam expostas à violação; as
famílias perderiam suas propriedades e seriam arruinadas e destruídas.
26 O comunismo acha que o Direito é
sagrado?
Como não admite a existência de Deus nem da alma, o
comunismo não reconhece a dignidade do homem e nega que o Direito exista.
Somente reconhece a força.
27 Pode dar um exemplo?
Se eu der um osso a um cão, este não adquire um
direito ao osso. Posso lhe tirar o osso sem ferir nenhum direito. A razão é a
seguinte: não tendo alma, o cão não é uma pessoa. Não sendo pessoa, não tem
direito. Uma vez que para o comunismo o homem não é pessoa, e sim animal, ele
não tem direito. O Estado lhe dá o que quiser, e quando quiser lhe tira. O
homem é menos que um escravo; é uma rês.
28 Qual é a definição do homem?
Para o católico: o homem é um animal racional,
dotado de personalidade e de direitos.
Para o comunista: o homem é um animal trabalhador.
IV. A ESSÊNCIA DO HOMEM É SER
TRABALHADOR
29 Qual é o papel do trabalho na
vida?
Para o católico; o trabalho é meio de conseguir
certos recursos que possibilitam ao homem gozar dos bens que Deus criou para
ele. O trabalho existe para o homem.
Segundo o comunismo, o homem existe para o
trabalho. O trabalho é o fim da vida.
30 Se o homem é um animal
trabalhador, deve ele trabalhar sempre?
Para a seita comunista quem não trabalha não é
homem. Quanto mais o homem trabalha; mais homem é. Assim, ele pode mudar a sua
própria natureza, vivendo somente para o trabalho.
31 Então o homem não tem uma natureza
estável, que Deus lhe deu?
Segundo a doutrina católica, tem. Deus constituiu a
natureza humana imutável. Para o comunista, uma lei universal levou a matéria
até a forma humana. Esta forma está em evolução. É o homem que dá a si mesmo a
sua natureza, mediante o trabalho. O homem é o criador de si próprio.
32 Quem deve, então, ser adorado?
Para o católico, Deus deve ser adorado, porque é o
Criador do céu e da terra.
O comunista recusa adoração a Deus. Em vez de
adorar ao Criador, ele adora o Estado comunista e totalitário.
V. A REVOLUÇÃO E A CRISTANDADE
33 Qual é para o comunismo o critério
supremo da verdade, da moral e do direito?
O critério supremo da verdade, da moral e do
direito é para o comunismo a ação revolucionária.
Assim como para o católico o fim supremo é a vida
eterna, para o comunista o fim supremo da vida é a Revolução.
34 Que e a Revolução?
Revolução, com maiúscula, é a rejeição de Deus, de
Cristo, da Igreja, e de tudo o que deles provém, é a organização da vida humana
somente segundo a razão humana e as paixões humanas. Seu ideal é a Cidade do
homem sem Deus, oposta à Cristandade e à ordem natural, que é a Cidade de Deus.
35 Que é a Cristandade?
Cristandade é a sociedade temporal organizada
segundo Deus, isto é, de acordo com o direito natural e a palavra de Deus,
revelada por Jesus Cristo, transmitida, interpretada e aplicada à vida pela
Igreja Católica.
36 Quais são os fundamentos da
Cristandade?
Os fundamentos da Cristandade são dois: o direito
natural e a Revelação, trazida por Jesus Cristo e transmitida pela Igreja
Católica.
VI. VIRTUDES QUE FUNDAMENTAM
A
CRISTANDADE E PAIXÕES
QUE MOVEM A REVOLUÇÃO
37 Sobre que virtudes se baseia a Cristandade?
A Cristandade se baseia principalmente sobre as
seguintes virtudes: a fé, a castidade e a humildade.
38 Que paixões desordenadas são a
mola da Revolução?
O orgulho, que rejeita a fé; a sensualidade que
rejeita a castidade; a soberba, que rejeita a humildade, são as molas
principais da Revolução.
39 Quais são as conseqüências destas
paixões?
Do orgulho, que rejeita a fé, nasce a negação da
vida eterna como fim da existência terrena, bem como a negação de Deus, e de
Cristo como Senhor do homem.
Da sensualidade, que rejeita a castidade, nasce o
desejo de gozar esta vida de todas as formas, e em conseqüência ela conduz ao
desprezo e a dissolução da família.
E da soberba, que rejeita a humildade, nasce a
revolta contra a autoridade divina e humana, e contra todas as limitações
que o homem pode sofrer. De modo especial ela conduz ao igualitarismo, isto é,
ao ideal comunista de uma sociedade sem classes.
40 Que se entende ai por classe
social?
Classe social e um conjunto de pessoas — e suas
respectivas famílias — cujas funções na sociedade são diversas, porém iguais em
dignidade. Exemplo: advogados, médicos, engenheiros, fazendeiros,
oficiais das Forças Armadas, apesar da diversidade de suas funções, constituem
com suas famílias uma mesma classe social. — Todas as classes sociais são
dignas, mas não iguais em dignidade. Por exemplo: o trabalho manual é digno e
foi até exercido pelo Verbo Encarnado; todavia, a dignidade do trabalho
intelectual é intrinsecamente maior: o espírito é mais do que a matéria.
41 A que titulo a família faz parte da classe social?
De acordo com a lei natural e a doutrina da Igreja,
a família participa de algum modo, não só do patrimônio, como da dignidade,
honra e consideração de seu chefe, com o qual forma um só todo e a cuja classe
social pertence. Sendo inerente à família a transmissão aos filhos, não só do
patrimônio dos pais, como também, de certo modo, da honra e consideração que se
prende ao nome paterno, a presença da família na classe social dá a esta um
certo caráter de continuidade hereditária.
42 Então uma pessoa não pode passar
pare uma classe a que não pertence a sua família?
Pode. Não se deve confundir classe social com
casta. No regime pagão das castas existe entre estas uma barreira
intransponível. Cada pessoa pertence necessariamente, por toda a vida, à casta
em que nasceu. Isto, quaisquer que sejam suas ações, boas ou más. Na
civilização cristã, não há castas impermeáveis, mas classes sociais permeáveis.
Ou seja, a pessoa pertence à classe em que nasceu, mas pode elevar-se a
outra se tiver um mérito saliente. Bem como pode decair, em razão de seu mau
procedimento. Assim, o princípio da hereditariedade se harmoniza com o
postulado da justiça.
O comunismo, ao invés, quer uma sociedade sem
classes, em que todos sejam iguais, no que contraria o princípio natural da
hereditariedade e as exigências da justiça.
VII. O PROLETÁRIO É O ÚNICO HOMEM
IDEAL, SEGUNDO O COMUNISMO
43 Se não há Direito, como pode,
segundo os comunistas, existir a sociedade?
A sociedade, segundo os comunistas, existirá sem
Direito: existirá pela força.
44 Em mãos de quem ficará a força na
sociedade?
Aqueles que representam o homem mais perfeito hão
de ter em suas mãos a força na sociedade.
45 Quem representa o homem mais perfeito,
de acordo com o comunismo?
Segundo o comunismo, os proletários não tem nenhuma
raiz que os prenda ao passado ou a sociedade presente, e portanto são os homens
mais livres de limitações; são eles que, unidos, constituem a maior força
revolucionaria. Para a seita comunista o proletário é, pois, o homem mais
perfeito. De fato, em sua mentalidade não existem os “entraves” e as
“degenerescências” que ligam as outras classes à ordem social vigente.
Por isso mesmo, a seita o considera como o instrumento
ideal da Revolução.
46 Que devem fazer os proletários, de
acordo com o comunismo?
De acordo com o comunismo, os proletários devem
mover guerra às outras classes, e implantar a ditadura do proletariado, que
pela violência extermine a Igreja, o Clero, os nobres, os ricos, os
proprietários, os que se realçam pela inteligência, todos os homens
independentes, e assim destrua tudo o que se opõe á Revolução.
VIII. A LUTA DE CLASSES
47 Como se chama esta oposição entre
os proletários e os demais cidadãos?
Esta oposição se chama luta de classes.
48 Esta luta durará muito?
Para os comunistas, esta luta não terminará senão
quando no mundo inteiro só houver a classe dos proletários, isto é, dos
trabalhadores que não têm nada de próprio.
IX. A PROPRIEDADE, A VIDA HUMANA E
A
ESCRAVIDÃO DO OPERARIADO
49 O indivíduo, no regime comunista,
não pode possuir nada?
No regime comunista o indivíduo não é dono de nada.
Tudo é do Estado.
50 O comunismo não admite por vezes o
direito de propriedade?
Quando está no poder, o comunismo às vezes concede
o uso de algum imóvel a um ou outro trabalhador. Mas não reconhece o direito de
propriedade, pois pode tomar tudo a todos, quando quiser. O homem, no regime
comunista, não tem sequer direito ao fruto do seu trabalho.
51 No regime comunista ninguém é, então,
dono de nada?
No regime comunista ninguém é dono de nada: nem do
dinheiro, nem da fábrica, nem do campo, nem da casa, nem da profissão, nem de
si mesmo. Tudo é do Estado, tudo depende do Estado.
52 Então o regime comunista é de
escravidão?
O regime comunista estabelece a mais completa
escravidão, pois não reconhece ao homem nenhum direito.
53 O comunismo respeita a vida
humana?
Não. Uma vez que o homem não passa de animal, o
comunismo trata a vida humana como nós tratamos a dos bois. Se fôr preciso,
mata-se. Assim, para dominar a Rússia foi preciso assassinar cerca de 20
milhões de russos, ou fuzilando-os, ou deixando-os morrer de fome. Nos campos
de concentração da União Soviética, ao tempo de Stalin, calcula-se que havia 16
milhões de homens e mulheres de todas as categorias, padres, intelectuais,
operários, que trabalhavam como escravos e acabaram morrendo de miséria. Para
conquistar o poder, os comunistas chineses assassinaram vários milhões de
pessoas. Para dominar os católicos da Espanha, as milícias bolchevistas mataram
onze Bispos e 16.852 Sacerdotes e Religiosos, bem como muitos milhares de
pais de família.
54 No regime comunista, o operário
pode se queixar, fazer greve, trocar de serviço?
Não. O Partido marca onde o operário deve
trabalhar. Neste trabalho ele deve produzir o máximo. Não pode reclamar, e nem
é bom pensar em greve, porque quem pensar vai para o degredo na Sibéria, para
um campo de concentração ou para a forca. No regime comunista o operário não
tem direito algum.
55 Os comunistas mantêm sempre os
operários na miséria?
Até hoje a situação material dos operários em todos
os países comunistas é em geral miserável. Todavia, a Rússia promete que no ano
2000 os trabalhadores russos terão a mesma situação que têm atualmente os seus
colegas ocidentais. O comunismo não se interessa pelo bem-estar dos operários
senão enquanto ele é útil para a Revolução, por isso, se os operários, obtido o
bem-estar, começam a desobedecer, volta de novo a miséria. O comunismo trata os
trabalhadores como reses, ou como escravos. O senhor de escravos dava-lhes
comida porque lhe interessava que eles fossem fortes e sadios, para poderem
trabalhar. Mas, se em dado momento parecer necessário às autoridades
comunistas reduzir gravemente o padrão de vida da classe trabalhadora, em favor
do desenvolvimento das industrias do Estado ou do seu poderio militar, fá-lo-ão
sem hesitação, pois para elas o operário é escravo e o escravo não tem direito.
56 Nos países não comunistas, o comunismo
quer melhorar a situação dos operários?
Não. Nos países não comunistas o comunismo quer que
os operários fiquem tão miseráveis, que cheguem ao desespero, e assim provoquem
greves e desordens, as quais os comunistas aproveitarão para derrubar o
governo legítimo e implantar a sua ditadura.
57 Nos países dominados pelos comunistas
não há diferenças de riqueza e de classe social?
O comunismo promete abolir as diferenças de riqueza
e de classe. Mas isto é contra a natureza humana. Destruindo a moral e o
direito, o comunismo favorece um grupo de dirigentes e de membros do Partido,
que dispõem de grandes riquezas e vivem com fartura e luxo em casas suntuosas,
enquanto o operário em geral passa privações, e obrigado a trabalhar onde o
Partido manda, tem para morar somente um quarto, onde se amontoam os pais, os
filhos e todos os membros da família, sem cozinha, nem banheiro próprios. A
diferença entre os que mandam e os outros é muito maior que entre os
capitalistas e os operários.
X. O PAPEL DE SATANÁS
58 Quem inventou este regime?
Quem inventou este regime foi Satanás, que sabe que
o melhor meio de levar os homens à perdição eterna e fazê-los rebelarem-se
contra a ordem constituída por Deus.
59 Como que Satanás consegue adeptos
para este regime?
Prometendo aos homens o paraíso na terra se eles
renunciarem a Deus e ao Céu, Satanás consegue enganá-los como o fez a nossos
primeiros pais, e o resultado é o inferno na terra e na eternidade.
XI. A VIOLÊNCIA E A LIBERDADE
60 Como se implanta o regime
comunista?
O regime comunista é implantado, em geral, pela
violência. Os comunistas procuram chegar ao poder de qualquer modo: por
eleições, por pressão de tropas estrangeiras, por golpes armados. Uma vez no
poder, destroem toda oposição, e implantam a ditadura, em nome do proletariado.
61 Então são os operários que passam
a mandar?
Não. Os operários não mandam. Eles passam a
situação de escravos, trabalham onde o governo os manda trabalhar, não podem se
afastar dali; recebem o salário que o governo quer e, se reclamam, podem até
ser fuzilados.
62 O comunismo admite direito, à
greve?
Nos países que quer dominar, o comunismo exige que
a lei estabeleça o direito de greve; e organiza paredes para desmantelar a
economia nacional. Mas, uma vez dominado o país, não tolera a greve em nenhuma
hipótese, e sujeita o operário à mais tirânica escravidão.
63 É somente pela violência que o
comunismo é implantado?
Em geral o comunismo é implantado pela violência;
mas ele é preparado por muitas atitudes dos cristãos.
XII. O MATERIALISMO DO OCIDENTE
PREPARA O CAMINHO DO COMUNISMO
64 Que atitudes dos cristãos preparam
a vitória do comunismo?
Como o comunismo nasce do materialismo, da
sensualidade e do orgulho, o materialismo prático dos cristãos que vivem como
se não houvesse a eternidade cria o caldo de cultura em que o bacilo comunista
prolifera.
65 Dê alguns exemplos destes
materialistas práticos.
Posso dar os seguintes exemplos: quem só se
preocupa com ganhar dinheiro; quem procura gozar dos prazeres da vida, embora
lícitos, sem se interessar pela prática da oração e da penitência; quem se
entrega ao jogo; quem freqüenta lugares suspeitos; quem se veste com
sensualidade, sem modéstia; quem dança as danças modernas; quem lê revistas
obscenas ou sensuais; os freqüentadores do cinema e da televisão imorais; quem
se desinteressa pela graça santificante, pecando como se não houvesse pecado.
XIII. A IGREJA E OS OPERÁRIOS
66 Que tem feito a Igreja pelos
pobres e operários?
A Igreja, ao longo da Historia, aboliu a
escravatura, defendeu os fracos e pobres, ensinou os ricos e poderosos a
amparar os humildes, difundiu a justiça e a caridade. Organizou os trabalhadores
em grandes sociedades chamadas corporações, que cuidavam de sua formação técnica,
de sua prosperidade material, do bem espiritual deles e de sua família, lhes
davam assistência na doença e cuidavam dos seus filhos em caso de morte. Estas
associações sofreram um golpe de morte com a Revolução Francesa, mas duraram em
muitos países até as agitações do ano de 1848; na Alemanha elas ainda existem.
67 Depois de 1848 a Igreja não fez
mais fada pelos operários?
O individualismo introduzido pela Revolução
Francesa destruiu as corporações católicas e deixou os operários entregues à
própria sorte. Então a Igreja empreendeu um grande trabalho em favor deles,
simultaneamente em três pontos.
68 Qual foi a primeira frente que a
Igreja atacou?
A Igreja Católica procurou, de início,
principalmente minorar a miséria das pessoas. Para este fim multiplicou as
Santas Casas, os orfanatos, asilos para velhos, Oratórios festivos, creches, e
obras de assistência social. Assim é que, para dar um exemplo, no Estado de São
Paulo, atualmente, de cada cem instituições de caridade ou de assistência,
oitenta são mantidas pela Igreja Católica. Os comunistas não mantêm nenhuma. As
vinte restantes pertencem a outras igrejas, às organizações leigas e ao Poder
público. Nos outros Estados do Brasil, a proporção de obras mantidas pela
Igreja é ainda maior. E note-se que as instituições de caridade e assistência
mantidas e dirigidas pela Igreja funcionam admiravelmente. Basta ver um
hospital dirigido por Religiosas.
69 Qual foi a segunda frente que a
Igreja atacou?
Enquanto fundava e organizava instituições de
caridade e de assistência, a Igreja lutava para corrigir os defeitos da
sociedade que geravam tanta miséria. Desde o Papa Pio IX, e principalmente no
pontificado de Leão XIII, Ela insistiu com os ricos, os patrões, o Estado e os
trabalhadores para que se lembrassem da ordem social que Deus quer e Jesus
Cristo fundou, e se aplicassem a melhorar as condições de vida do operário. Os
Papas ensinaram que o trabalho não é mercadoria, e que o homem que trabalha tem
direito a um salário nas seguintes condições: a) que lhe permita viver com
dignidade; b) que dê para criar e educar os filhos; c) que possibilite ao
trabalhador diligente e econômico formar um pecúlio que melhore a sua situação
e lhe garanta o futuro.
70 Os ensinamentos dos Papas tiveram
resultado?
Os ensinamentos dos Papas já modificaram
completamente, em muitos países, a mentalidade dos patrões e dos operários, e
melhoraram felizmente as condições destes últimos. Mas a Igreja continua a
insistir, e o atual Pontífice, Sua Santidade o Papa João XXIII, publicou há
pouco a Encíclica “Mater et Magistra”, em que ensina mais uma vez como os
patrões devem tratar os trabalhadores, para que haja justiça, caridade e paz.
71 Qual foi a terceira frente em que
a Igreja empreendeu o grande trabalho em favor dos operários?
A Igreja, enquanto atendia as misérias mais
gritantes e imediatas, e ensinava aos patrões e operários como devia ser as
suas relações de acordo com a justiça e a caridade, promovia a organização
destes e daqueles em associações, que se chamam corporações, círculos
operários, etc. Estas organizações formam nos vários países grandes
confederações, como na França a Confederação dos Trabalhadores Cristãos, na
Itália a Associação Católica dos Trabalhadores Italianos, no Brasil a
Confederação dos Círculos Operários, etc.
72 Em que mais os Papas insistiram?
Os Papas insistiram em que os operários se unam,
para juntos defenderem os seus direitos, respeitando, porém, os direitos dos
patrões. Os Papas aconselham a estes que, na medida do possível, melhorem o
salário e as condições dos trabalhadores, dando-lhes mais do que o estritamente
justo.
73 Quais os Papas que mais se
salientaram , na ação em favor dos direitos do operário, e da justiça e
harmonia entre as classes sociais?
Todos os Papas se têm desvelado pela melhora da
dura situação que começou para os operários com a Revolução Francesa. De um
modo especial devem-se mencionar os seguintes Pontífices: Leão XIII, autor da
Encíclica “Rerum Novarum”; Pio XI, autor da Encíclica “Quadragesimo Anno”; João
XXIII, autor da Encíclica “Mater et Magistra”.
74 Que Papas se salientaram na luta
contra o comunismo?
Todos os Papas, de Pio IX a João XXIII, tem
condenado o comunismo. A Encíclica “Divini Redemptoris” de Pio XI trata
especialmente do assunto, com grande, clareza e vigor. Durante o pontificado de
Pio XII, a Suprema Sagrada Congregação do Santo Ofício fulminou com a pena de
excomunhão quem pertence ao Partido Comunista ou colabora com ele.
75 Quais as conseqüências práticas
desta excomunhão?
Os membros do Partido Comunista e os que com ele
colaboram não podem receber os Sacramentos nem ser padrinhos de batismo, confirmação
e casamento, ficam privados de enterro religioso e sepultura eclesiástica, e
não se pode celebrar em público: missa em sufrágio de suas almas.
76 Os comunistas têm direito de
divulgar suas doutrinas, de viva voz, ou pela imprensa, rádio e outros meios de
propaganda?
Não. Segundo a doutrina católica o erro não tem
direito de ser difundido. Cumpre ao Poder Público proibir-lhe a propaganda.
XIV. O SOCIALISMO
77 Haverá outro meio de preparar os
homens para o comunismo?
Outro meio de preparar os homens para o comunismo é
o socialismo.
78 Que vem a ser o socialismo?
O socialismo é o sistema que professa que todos os
meios de produção, de transporte, o ensino, a assistência, toda a propriedade,
devem pertencer ao Estado.
79 Para o socialismo, qual é o papel
do individuo?
Para o socialismo o individuo é meio e não fim da
sociedade. Por isto o Estado deve se ocupar de tudo, e cuidar do indivíduo em
todos os setores, deixando a este somente aquilo que o Estado mesmo não pode
fazer.
80 Neste caso, o socialismo é o mesmo
que o comunismo?
Não. O fim de um e outro é o mesmo o
estabelecimento de uma sociedade sem classes, a abolição da propriedade privada
e da iniciativa privada, e a entrega ao Estado de todos os meios de produção.
A diferença está em que o socialismo procura alcançar estes objetivos com meios
brandos, usando da propaganda doutrinária e das eleições, enquanto que o
comunismo prefere recorrer à violência. Os meios são diferentes, mas o fim é o
mesmo. O socialismo é como uma rampa pela qual o mundo desliza suavemente da
ordem natural e divina para o comunismo.
81 Há formas moderadas de socialismo?
Há formas moderadas de socialismo. Tais formas
existem sempre que se exagera, em medida maior ou menor, a ação do Estado, em
detrimento da iniciativa individual ou da propriedade privada.
82 Pode o católico ser socialista?
O católico não pode ser socialista, porque o
socialismo contradiz a doutrina da Igreja, que estabelece o seguinte princípio:
o Estado existe para realizar as tarefas de bem comum de que nem os indivíduos,
nem as famílias, nem as sociedades intermediárias são capazes por si mesmos.
Este princípio defendido pela Santa Igreja, e de modo especial pelo Santo
Padre João XXIII na Encíclica “Mater et Magistra”, chama-se o “princípio da
subsidiariedade”.
83 Que dizem os Papas sobre o
socialismo moderado?
Os Papas dizem que, consistindo o socialismo,
ainda que moderado, no exagero da ação estatal, é sempre condenado, porque
incompatível com a justiça e a ordem natural estabelecida por Deus.
Por isto disse Pio XI que o socialismo — mesmo quando
moderado — “não pode conciliar-se com a doutrina católica” (Encíclica “Quadragesimo
Anno”).
84 Que dizer então do chamado “socialismo
cristão” ou “católico”?
O chamado “socialismo cristão” ou “socialismo
católico” é uma aberração tão grande como se alguém falasse de um
protestantismo católico ou de um círculo quadrado.
XV. A CONQUISTA DO POVO —
AS ELITES E
A MASSA
85 Qual a técnica que o comunismo usa
para conquistar as elites?
A técnica usada pelo comunismo para conquistar as elites
consiste em promover o convívio e a colaboração delas com núcleos da seita. Os
comunistas aos poucos as vão levando a pensar à maneira materialista.
Levam-nas primeiro a agir como materialistas, para terminarem pensando como
materialistas.
Os comunistas usam também um processo de mudança da
maneira de pensar, em geral sem discutir, que denominam de “lavagem cerebral”.
86 Que meios usa o comunismo para
conquistar as massas?
Os grandes meios utilizados pelos comunistas para
conquistar as massas são a revolta e as promessas. Pela revolta, o comunismo
açula a classe operária contra os ricos. Pelas promessas desperta nos corações
a inveja e a cobiça. Para conquistar as inteligências do povo usa da propaganda,
menos para convencer do que para saturar os cérebros com as idéias que convêm
ao Partido, e tirar as que lhe são contrárias. Ao Partido não interessa se a
propaganda diz verdades ou mentiras: o que interessa é martelar até que a
idéia pegue.
XVI. OS PONTOS MAIS VISADOS;
A REFORMA
AGRÁRIA
87 Quais são os pontos mais visados
pela seita comunista em sua campanha para dominar um país?
Os pontos mais visados pela campanha comunista no
primeiro período, que e o da destruição da sociedade católica, são os
seguintes: direito de propriedade, forças armadas, pátria, família, e
sobretudo a Religião. Para quebrar todas as resistências, procura-se encher o
povo de ódio contra tudo isto.
88 Que reformas o comunismo apregoa,
para dominar um país?
Para dominar um país o comunismo apregoa a
necessidade de várias reformas. A primeira é a reforma agrária, depois vem a
reforma urbana, a comercial e a industrial, todas elas de caráter mais ou
menos acentuadamente expropriatório e socialista.
89 Em que consiste a reforma agrária
que os comunistas querem?
Os comunistas, tomando por pretexto a situação não
raras vezes lamentável do trabalhador rural, e a conveniência de favorecer-lhe
o acesso à condição de proprietário, promovem o confisco das propriedades
rurais grandes e médias. Desde que haja só propriedades pequenas, caem todas
sob o controle absoluto do Estado.
90 De que maneira uma tal reforma
agrária prepara a Revolução desejada pelo comunismo?
De tal reforma agrária o comunismo tira diversas
vantagens:
a) ela destrói as elites rurais, coluna
indispensável da ordem social;
b) cria uma grande desordem no campo, com lutas,
violências, homicídios;
c) daí nasce uma grande penúria e grande fome no
campo e na cidade;
d) assim se enfraquece a nação e se leva o povo ao
desespero. Com isto as resistências anticomunistas ficam prejudicadas, e o
Partido pode dar o golpe da Revolução.
91 A Igreja concorda com uma reforma agrária que viole o
direito de propriedade?
A Igreja condena toda reforma agrária
que não respeite como sagrado o direito da propriedade, seja do grande
fazendeiro, como do pequeno sitiante. Em ambos os casos este direito é
sagrado.
92 Que reforma agrária a Igreja
abençoa?
A Igreja abençoa uma reforma agrária que atenda aos
seguintes pontos fundamentais:
a) respeito pela legítima propriedade, qualquer
que seja o seu tamanho;
b) fornecimento por parte do Estado, de assistência
técnica, social e financeira ao lavrador;
c) colonização da imensa reserva de terras
inaproveitadas da União, Estados e Municípios;
d) concessão de crédito aos grandes proprietários
que queiram dividir e colonizar suas terras;
e) concessão de crédito a juros baixos e prazo
longo, para os agricultores que queiram adquirir terras, montar suas fazendas
ou sítios;
f) assistência religiosa e educacional aos homens
do campo;
g) facilitar a formação de cooperativas agrícolas,
livres, de iniciativa particular;
h) facilitar o armazenamento e transporte dos
produtos da agricultura.
93 A Igreja proíbe a expropriação de uma gleba para fins
sociais?
A Igreja admite a expropriação de uma gleba para
fins sociais, mas com grandes cautelas:
a) é preciso que se trate de alcançar um bem comum
proporcionadamente grande, ou de afastar um mal proporcionadamente grande;
b) é preciso que não haja outra solução que não
seja dispor da gleba;
c) é necessário que se tenha antes tentado, sem
êxito, a aquisição amigável do imóvel;
d) é necessário que o dono receba, no ato da
desapropriação, e em dinheiro, o preço justo, correspondente ao valor real e
atual do imóvel, seja esse valor grande ou pequeno.
94 Há casos especiais de
desapropriação?
Sim. Por exemplo, se a finalidade da obra a ser
executada em determinada gleba o exigir, o Estado poderá desapropriar, além
desta, as glebas vizinhas, a fim de que a obra aproveite ao maior número de
pessoas.
XVII. O IDEAL DO COMUNISMO:
A
SOCIEDADE SEM CLASSES;
O IGUALITARISMO
95 Qual o ideal remoto da sociedade
comunista?
A sociedade comunista ideal, diz a seita, será,
depois dos horrores da ditadura do proletariado, uma sociedade sem classes nem
proprietários, onde todos serão iguais, todos trabalharão, cada qual segundo
as suas forças, e cada um receberá da sociedade tudo o de que precisar. Será
este o paraíso na terra.
96 Este ideal corresponde de Deus?
Este ideal á oposto à vontade aos planos de Deus em
pontos essenciais:
a) Deus não quer que este mundo seja um paraíso, e
sim um lugar em que ao lado de puras alegrias nós encontremos grandes
sofrimentos, e assim, carregando a nossa cruz, nos santifiquemos. Nosso paraíso
nos espera na outra vida.
b) Deus quer que cada indivíduo procure o seu
bem-estar por seu esforço pessoal, amparado pelo Estado, mas não substituído
por ele.
c) Deus quer que entre os homens haja desigualdades,
as famílias formem classes distintas, umas mais altas que as outras, sem
hostilidade recíproca, com caridade, e sem exagerada diferença: não deve haver
alguns miseráveis, e outros excessivamente ricos.
97 Deus quer então que haja pobres e
ricos, nobres e plebeus?
Está de acordo com os planos de Deus que existam
pobres e ricos, gente humilde e gente importante, mas baseada toda esta
hierarquia na justiça e na caridade.
98 Qual a ultima causa da
desigualdade entre os homens?
A última causa da desigualdade entre os homens é a
sua liberdade.
Dada a natural desigualdade de talentos e virtudes
entre os homens, estes só podem ser mantidos num mesmo nível econômico diante
uma ditadura de ferro, que suprima toda liberdade e toda iniciativa.
99 Como se chama a tendência que leva
o homem a odiar as diferenças sociais, a querer uma sociedade sem classes?
A tendência que leva a querer que todos sejam
iguais e a odiar as diferenças de classe chama-se: igualitarismo.
100 Quais são os vícios que alimentam
o igualitarismo?
Os vícios que alimentam o igualitarismo são:
a) a inveja, que não tolera que o próximo seja
melhor, ou mais sábio, ou mais rico;
b) o orgulho, que não tolera ninguém acima de nós;
c) a soberba, que não se conforma com os planos de
Deus.
101 Que manda a justiça social?
A justiça social manda que o Estado providencie que
cada família possa conseguir por seu trabalho o necessário para seu sustento,
educação de seus filhos e formação de uma reserva para o futuro, de modo que
haja o menor número possível de miseráveis, e os ricos não sejam demasiadamente
ricos. Assim a sociedade será como uma pirâmide: com pessoas que vivem só de
seu trabalho, pequenos proprietários, pessoas remediadas, ricos, e alguns
muito ricos.
102 A justiça social manda que todos sejam iguais em
fortuna e posição social?
Não. Que todos os indivíduos e famílias fossem
iguais seria uma injustiça social, porque importaria na destruição da
liberdade, da iniciativa privada e do direito dos filhos a herdar dos pais.
A boa sociedade católica e humana é desigual,
hierarquizada.
Dom Geraldo de Proença Sigaud
_______________________________
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA CONTRA O
COMUNISMO
.
Ó Rainha de Fátima, nesta hora de tantos perigos para as nações cristãs, afastai delas o flagelo do comunismo ateu. Não permitais que consiga instaurar-se, em tantos países nascidos e formados sob o influxo sagrado da civilização cristã, o regime comunista, que nega todos os mandamentos da Lei de Deus. Para isto, ó Senhora, conservai vivo e aumentai o repúdio que o comunismo encontrou em todas as camadas sociais dos povos do Ocidente cristão. Ajudai-nos a ter sempre presente que:
Ó Rainha de Fátima, nesta hora de tantos perigos para as nações cristãs, afastai delas o flagelo do comunismo ateu. Não permitais que consiga instaurar-se, em tantos países nascidos e formados sob o influxo sagrado da civilização cristã, o regime comunista, que nega todos os mandamentos da Lei de Deus. Para isto, ó Senhora, conservai vivo e aumentai o repúdio que o comunismo encontrou em todas as camadas sociais dos povos do Ocidente cristão. Ajudai-nos a ter sempre presente que:
1 - O Decálogo nos manda "Amar a Deus sobre todas as coisas" "não tomar seu Santo nome em vão" e "Guardar domingos e festas de preceito". E o comunismo ateu tudo faz para extinguir a fé, levar os homens à blasfêmia e criar obstáculos à normal e pacífica celebração do culto.
2 - O Decálogo nos manda "honrar pai e mãe" "não pecar contra a castidade" e "não desejar a mulher do próximo". Ora, o comunismo deseja romper os vínculos entre pais e filhos, entregando a educação destes em mãos do estado. O comunismo nega o valor da virgindade e ensina que o casamento pode ser dissolvido por qualquer motivo, pela mera vontade de um dos cônjuges.
3 - O Decálogo manda "não furtar" e "não cobiçar as coisas alheias". O comunismo nega a propriedade privada e sua tão importante função social;
4 - O Decálogo manda "não matar". O comunismo emprega a guerra de conquista como meio de expansão ideológica e promove revoluções e crimes em todo o mundo.
5 - O Decálogo manda "não levantar falso testemunho", e o
comunismo usa sistematicamente a mentira como arma de propaganda.
Fazei, que tolhendo resolutamente os passos à infiltração comunista, todos os povos do Ocidente cristão possam contribuir para que se aproxime o dia da gloriosa vitória que predissestes em Fátima com estas palavras tão cheias de esperança e doçura:
"POR FIM MEU IMACULADO CORAÇÃO
TRIUNFARÁ"
(Com aprovação Eclesiástica).
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Front Católico
Texto Excelente!
ResponderExcluirÉ triste e doloroso que nosso Papa Francisco seja comunista.