O segundo discute-se assim. — Parece que Cristo não
deu o seu corpo a Judas.
1. — Pois, como lemos no Evangelho, depois de
ter o Senhor dado o seu corpo e o seu sangue aos discípulos, disse-lhes: Não
beberei mais deste fruto da vida até àquele dia em que o beberei de novo
convosco no reino de meu Pai. Donde se conclui que aqueles a quem deu o seu
corpo e o seu sangue de novo haviam de beber com ele. Ora, Cristo não o bebeu
de novo com ele. Logo, não recebeu com os outros discípulos o corpo e o sangue
de Cristo.
2. Demais. — O Senhor cumpriu o que mandou, segundo
aquilo da Escritura: Começou Jesus a fazer e a ensinar. Mas ele próprio
ordenou: Não deis aos cães o que é santo. Logo, sabendo que Judas era
pecador, parece que não lhe deu o seu corpo nem o seu sangue.
3. Demais. — O Evangelho narra em particular, que
Cristo deu a Judas o pão molhado. Se, portanto, deu-lhe o seu corpo, parece que
lh'o deu como um bocado. Tanto mais quanto lemos no mesmo lugar que atrás do
bocado entrou nele Satanás. Ao que diz Agostinho: Daqui aprendamos o quanto
devemos nos acautelar de receber mal o bem. Se, pois é condenado quem não
distingue, isto é, não discerne dos outros alimentos o corpo de Cristo, como
não o será quem, fingindo-se-lhe amigo, achega-se-lhe à mesa como inimigo? Ora,
com o bocado molhado não recebeu o corpo de Cristo, conforme adverte Agostinho,
comentando aquilo do Evangelho: Tendo molhado o pão, deu-o a Judas, filho
de Simão Iscariotes: Mas então Judas não recebeu o corpo de Cristo, como o
pensam certos, que lêem desatentamente. Logo, parece que Judas não recebeu
o corpo de Cristo.
Mas, em contrário, diz Crisóstomo: Judas,
sendo participante dos mistérios, não se converteu. Por isso mais monstruoso
se lhe tornou o crime, tanto por se ter achegado ao sacramento, cheio já do seu
mau propósito, como por não se ter tornado melhor, achegando-se a ele, nem pelo
medo, nem pelo beneficia nem pela honra.
SOLUÇÃO. — Hilário afirmou que Cristo não deu a
Judas nem o seu corpo nem o seu sangue. O que teria sido conveniente,
considerada a malícia de Judas. Mas, como Cristo devia ser-nos um exemplo de
justiça, não lhe convinha ao magistério separar a Judas, pecador oculto, sem
acusador e provas evidentes, da comunhão dos outros. A fim de não dar por aí
aos prelados da Igreja o exemplo, pelo qual procedessem semelhantemente. E para
que o próprio Judas, exasperado com isso, não tirasse daí ocasião de pecar.
Por onde, devemos concluir, que Judas recebeu, com os outros discípulos, o
corpo e o sangue do Senhor, como diz Dionísio e Agostinho.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJEÇÃO. — Essa é a
razão de Hilário, para mostrar que Judas não recebeu o corpo de Cristo. Mas
não é cogente, porque Cristo fala aos discípulos de cujo colégio Judas se
separou, sem que Cristo o tivesse excluído. Por onde, Cristo, da sua parte,
também com Judas, bebe o vinho no reino de Deus; mas esse convite o próprio Judas
o repudia.
RESPOSTA À SEGUNDA. — Cristo, como Deus, conhecia a
nequícia de Judas; mas não a conhecia ao modo por que os homens conhecem. Por
isso não excluiu a Judas da comunhão, para dar o exemplo aos outros sacerdotes,
de não excluírem tais pecadores ocultos.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Sem dúvida Judas, comendo o
pão molhado, não recebeu o corpo de Cristo, mas um simples pão. Mas talvez,
adverte Agostinho, o pão molhado significa o fingimento de Judas; assim,
certas coisas se molham para mudarem de cor. Mas, se esse pão molhado tem
uma boa significação, a saber, a doçura da bondade divina, porque o pão se
torna de melhor sabor quando molhado, ao que foi ingrato a esse bem se lhe
seguiu merecidamente a condenação. Assim como se dá com os que recebem o corpo
de Cristo indignamente. — E segundo diz Agostinho no mesmo lugar devemos
compreender que o Senhor já antes distribuíra a todos os seus discípulos o
sacramento do seu corpo e do seu sangue e com eles estava o próprio Judas, como
o narra Lucas. Mas depois, segundo a narração de João, veio o Senhor a
revelar o seu traidor, pelo bocado molhado que lhe deu.
Santo Tomás de Aquino,
Suma Teológica
__________________________________________
Disponível em: Permanência
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