Segundo algumas igrejas evangélicas, antes da
grande tribulação descrita no apocalipse, os cristãos da terra desaparecerão.
Serão “arrebatados” por Cristo antes do julgamento final. Para ser mais exato é
uma crença num arrebatamento “Pré-Tribulacionista”. Segundo eles isto ocorrerá
um pouco antes do aparecimento do anticristo, e todos os chamados cristãos
fiéis serão levados para o céu e não participarão da grande tribulação.
As passagens comumente usadas como suporte a essa
doutrina são as seguintes:
"Visto que guardaste minha recomendação de
perseverar, eu te guardarei na hora da prova, que virá sobre o mundo inteiro,
para provar os habitantes da terra ." (Ap 3,10 )
"Eu vos digo: nessa noite estarão dois numa
cama; um será arrebatado, o outro deixado; haverá duas mulheres moendo juntas,
uma será arrebatada, a outra deixada." (Lc 17,34-35 )
"Dois homens estarão num campo: um será levado
e outro será deixado; duas mulheres estarão moendo, uma será levada e outra
deixada." (Mt 24,40-41 )
"Isto vo-lo dissemos apoiados na palavra do
Senhor: nós, que ficarmos vivos até a vinda do Senhor, não precederemos os
mortos; pois o próprio Senhor, ao soar uma ordem, à voz do arcanjo e ao toque
da trombeta divina, descerá do céu; então ressuscitarão primeiro os cristãos
mortos; depois nós, que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles entre as
nuvens no ar, ao encontro do Senhor; e assim estaremos sempre com o
Senhor." (1Ts 4,15-17)
Será que estas passagens realmente dão suporte a
esta doutrina? Analisaremos estas passagens mais adiante, primeiramente vamos
mostrar a impossibilidade de um arrebatamento antes da Tribulação e da vinda de
Cristo para o julgamento. O próprio texto de 1 Ts 4, 15-17, citado por que
defende esta doutrina, já nos mostra que primeiro os mortos terão que
ressuscitar e que somente após isso os que estão vivos irão ser levados por
Cristo.
João diz que:
“Não estranheis isto: chega a hora em que todos os
que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. Os que agiram bem ressuscitarão para
viver, os que agiram mal ressuscitarão para ser julgados.” Jo 5,28-29
Ou seja os mortos terão que ressuscitar para
poderem ser julgados e somente após o julgamento irão ao céu ou inferno, ora
como podem os pré-tribulacionistas dizerem que seremos arrebatados antes do
Julgamento Final se os vivos irão ao céu somente após os mortos que serão
julgados?
Continuando no Capítulo 5 de I Ts, veremos que
Paulo está falando de um arrebatamento logo quando Cristo vir e não antes disso:
"A respeito da época e do momento, não há
necessidade, irmãos, de que vos escrevamos. Pois vós mesmos sabeis muito bem
que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. Quando os homens disserem:
Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as
dores à mulher grávida. E não escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas,
de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão." (I Tessalonicenses 5,
1-4)
Ou seja veja Paulo dizendo que os Cristãos verão a
tribulação, como assim afirma Jesus:
"Rogai para que vossa fuga não seja no
inverno, nem em dia de sábado; porque então a tribulação será tão grande como
nunca foi vista, desde o começo do mundo até o presente, nem jamais será. Se
aqueles dias não fossem abreviados, criatura alguma escaparia; mas por causa
dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados." (Mateus 24, 20-22 )
Por causa dos escolhidos os dias da tribulação
serão diminuídos para que os escolhidos possam se salvar, Jesus não diz que
antes da tribulação os escolhidos seriam salvos, mas que os dias seriam
diminuídos para que após isso eles fossem salvos. Claro que Cristo não
abandonará os seus e os manterá firmes e os apoiará e os salvará da tribulação.
E Lucas completa:
"Os homens definharão de medo, na expectativa
dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão
abaladas. Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e
majestade. Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai
as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação." (Lucas 21,
26-28)
Aqui Jesus virá depois da tribulação e exorta aos
fiéis a levantar as cabeças, pois o alivio estará próximo, depois da provação e
não antes. Portanto está claro que não existe nenhum arrebatamento da Igreja
fiel antes da tribulação ou todos estes versículos seriam desconexos.
Outro ponto importante de se tocar é que esta
doutrina do arrebatamento pressupõe que haverão três “segundas vindas” de
Jesus. Uma no arrebatamento (supostamente descrita em 1 Ts 4, 15-16), outra no
início do reinado de mil anos e outra ainda no julgamento final. Porém, todas
as evidências bíblicas apontam para apenas uma segunda vinda de Jesus.
"Pois, como o relâmpago aparece no levante e
brilha até o poente, assim será a chegada do Filho do Homem. Então aparecerá no
céu o estandarte do Filho do Homem. Todas as raças do mundo farão luto e verão
o Filho do Homem chegar nas nuvens do céu, com glória e poder." (Mt
24,27.30)
"Quando chegar o Filho do Homem com majestade,
acompanhado de todos os seus anjos, sentará em seu trono de glória." (Mt
25,31)
"Visto que todos morrem por Adão, todos
recuperarão a vida em Cristo. Cada um por usa vez: a primícia é Cristo; depois,
quando ele voltar, os cristãos." (1Cor 15,22-23)
"Irmãos, pela vinda do Senhor nosso Jesus
Cristo e nossa reunião com ele…Então se revelará o iníquo, que será destruído
pelo Senhor Jesus com o sopro de sua boca eanulará com a manifestação de sua
vinda." (2 Ts 2,1.8)
"Eu te recomendo que conserves o mandamento
sem mancha nem repreensão, até que apareça o Senhor nosso Jesus Cristo."
(1Tm 6,14: )
"Esperando a promessa feliz e a manifestação
da glória do nosso grande Deus e do nosso Salvador Jesus Cristo." (Tt
2,13)
"Irmãos, tende paciência até que venha o
Senhor. Prestai atenção no lavrador, como espera com paciência até receber as
primeiras chuvas e as tardias, com a esperança do valioso fruto da terra."
(Tg 5, 7)
"O dia do Senhor chegará como um ladrão. Então
o céu desaparecerá com estrondo, os elementos se desfarão em chamas, a terra
com suas obras ficarão em chamas, a terra com suas obras ficará evidente."
(2 Pd 3, 10)
"Assim, pois, vigiai, porque não sabeis o dia
em que chegará o vosso Senhor." (Mt 24,42)
"Homens da Galiléia, que fazeis aí olhando o
céu? Este Jesus que vos foi arrebatado para o céu, virá como o vistes partir
para o céu." (At 1,1)
Todas estas passagens tratam da vinda de Jesus
apenas no singular, por estas passagens vemos que Jesus virá apenas uma vez.
Alguns dizem que não se tratam de 3 segundas vindas e justificam dizendo que no
arrebatamento Jesus virá e não tocará o chão, fundamentando se novamente em 1
Ts 4, e só depois da tribulação que seria a então esperada 2ª vinda para reinar
mil anos e já estando aqui na terra no final dos mil anos julgaria os vivos e
os mortos.
Tão sem fundamento é esta doutrina que seus
próprios adeptos não sabem explicá-la, ora onde se encontram nas sagradas
escrituras estas duas vindas, uma sem tocar o chão e a outra tocando o chão,
então seriam pelos menos 2 não? Paulo fala que Jesus virá para julgar os vivos
e os mortos logo e não para reinar mil anos e depois julgar (cf. 2 Tm 4, 1).
Outro ponto a se tratar é que esta doutrina também
sugere que partes da humanidade serão ressuscitadas em momentos diferentes.
Partes das pessoas ressuscitarão para serem arrebatadas antes da tribulação e
outras ressuscitarão no ultimo dia.
Vejamos por que segundo as escrituras isto é
impossível:
Vamos ler novamente 1Ts 4,15-17:
“Isto vo-lo dissemos apoiados na palavra do Senhor:
nós, queficarmos vivos até a vinda do Senhor, não precederemos os mortos; pois
o próprio Senhor, ao soar uma ordem, à voz do arcanjo e ao toque da trombeta
divina, descerá do céu; então ressuscitarão primeiro os cristãos mortos; depois
nós, que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles entre as nuvens no ar,
ao encontro do Senhor; e assim estaremos sempre com o Senhor.”
E agora João 6, 40
“Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que
vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último
dia.”
Em João Jesus diz que ressuscitará o justo no
último dia e não antes da tribulação, sendo 1 Ts 4, 15-17 uma prova do
arrebatamento Pré-Tribulacionista, teríamos então 2 ressurreições ou então uma
passagem entra em contradição com a outra, seja qual for a desculpa são erros
que comprometem a lógica das escrituras.
Jesus nunca disse “eu o ressuscitarei antes da
tribulação ou antes ou após mil anos”. Não, Ele disse que nos ressuscitará no
último dia.
Alguns usam Ap 20, 5-6 para dizer que haverão 2
ressurreições, porém Santo Agostinho, no século 4, nos deu a correta
interpretação desta primeira ressurreição, que se refere ao renascimento pelo
batismo ou o “nascer de novo” como descreve Jesus em sua conversa com Nicodemos
em Jo 3,1-8, e Paulo em Rm 6, 4:
“Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo
batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim
nós também vivamos uma vida nova.”
Vamos analisar agora as outras passagens que
citamos no início da matéria que os defensores desta doutrina usam para
justificá-la e ver que de modo algum elas se referem a estas doutrinas,
primeiro vamos a Lc 17,34-35 que diz:
“ Eu vos digo: nessa noite estarão dois numa cama;
um será arrebatado, o outro deixado; haverá duas mulheres moendo juntas, uma
será arrebatada, a outra deixada.”
Este versículo seria uma grande prova de um
arrebatamento Pré-Tribulacionista onde os eleitos iriam para o céu e os outros
seriam deixados, porém olhando todo o contexto como diz a expressão “olhe
o texto no contexto para não virar pretexto” veremos que este versículo nada
mais fala do que a arrebatamento depois da vinda de Cristo sendo portanto um
versículo que é contra um pré-arrebatamento, veja:
“Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de
Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam. No dia
em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos
eles. Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem….” …
Lucas 17, 34-35 “Eu vos digo: nessa noite estarão dois numa cama; um será arrebatado,
o outro deixado; haverá duas mulheres moendo juntas, uma será arrebatada, a
outra deixada.” (Lucas 17, 28-30 )
Veja o texto de Lucas nada mais fala do que o
arrebatamento do dia da vinda de Jesus onde os Cristãos serão levados para o
céu e os ímpios deixados, e não antes da grande tribulação. Também Mt 24,40-41
é entendida da mesma forma que Lucas 17, 34-3.5
E agora, Ap 3,10:
"Visto que guardaste minha recomendação de
perseverar, eu te guardarei na hora da prova, que virá sobre o mundo inteiro,
para provar os habitantes da terra ."
Este texto nada mais fala do que a mão de Deus
protegendo os Cristãos durante a tribulação, Deus nos protegerá para que
nenhuma das pragas nos atinja e que sobrevivamos à provação.
CONCLUSÃO
Esta doutrina do arrebatamento não consta das
Escrituras, e foi adotada há pouco mais de duzentos anos, por um inglês chamado
John Nelson Darby (1800-1882), e tornando-se febre entre os protestantes por
causa dos comentários de rodapé da Bíblia de Scofield. Portanto, é a mais
recente linha de interpretação da escatologia bíblica. Esta tal interpretação
já havia sido formulada trezentos anos antes pelo jesuíta espanhol Franscisco
Ribera (1537-1591). Por quase 3 séculos, ficou confinada na Igreja Católica,
até que, em 1826, Samuel R. Maitland (1792-1866), que era bibliotecário de
Canterbury, publicou um panfleto em que promovia a ideia do jesuíta.
Nada tem de bíblica nem tem base na tradição,
portanto mais uma falácia criada por fundamentalismos.
BIBLIOGRAFIA
Bread
Of Life Catholic Apologetics Webring. Apostolado Veritatis Splendor:
deixados para trás – a doutrina do arrebatamento . Disponível em
http://veritatis.com.br/apologetica/protestantismo/883-deixados-para-tras-a-doutrina-do-arrebatamento,
desde 18/03/2011; tradução:Rondinelly Ribeiro Rosa.
______________________________________
Disponível em: Católicos Online
Saiba mais sobre o tema aqui.
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