MENSAGEM DE SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO
PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2019
[20 de outubro de 2019]
Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em
missão no mundo
Queridos irmãos e irmãs!
Pedi a toda a Igreja que vivesse um tempo
extraordinário de missionariedade no mês de outubro de 2019, para comemorar o
centenário da promulgação da Carta apostólica Maximum illud, do Papa Bento XV
(30 de novembro de 1919). A clarividência profética da sua proposta apostólica
confirmou-me como é importante, ainda hoje, renovar o compromisso missionário
da Igreja, potenciar evangelicamente a sua missão de anunciar e levar ao mundo
a salvação de Jesus Cristo, morto e ressuscitado.
O título desta mensagem – «batizados e
enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo» – é o mesmo do Outubro
Missionário. A celebração deste mês ajudar-nos-á, em primeiro lugar, a
reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé
recebida como dom gratuito no Batismo. O ato, pelo qual somos feitos filhos de
Deus, sempre é eclesial, nunca individual: da comunhão com Deus, Pai e Filho e
Espírito Santo, nasce uma vida nova partilhada com muitos outros irmãos e
irmãs. E esta vida divina não é um produto para vender – não fazemos
proselitismo –, mas uma riqueza para dar, comunicar, anunciar: eis o sentido da
missão. Recebemos gratuitamente este dom, e gratuitamente o partilhamos (cf. Mt
10, 8), sem excluir ninguém. Deus quer que todos os homens sejam salvos,
chegando ao conhecimento da verdade e à experiência da sua misericórdia por
meio da Igreja, sacramento universal da salvação (cf. 1 Tm 2, 4; 3, 15; Conc.
Ecum. Vat. II, Const. dogm. Lumen gentium, 48).
A Igreja está em missão no mundo: a fé em
Jesus Cristo dá-nos a justa dimensão de todas as coisas, fazendo-nos ver o mundo
com os olhos e o coração de Deus; a esperança abre-nos aos horizontes eternos
da vida divina, de que verdadeiramente participamos; a caridade, que
antegozamos nos sacramentos e no amor fraterno, impele-nos até aos confins da
terra (cf. Miq 5, 3; Mt 28, 19; At 1, 8; Rm 10, 18). Uma Igreja em saída até
aos extremos confins requer constante e permanente conversão missionária.
Quantos santos, quantas mulheres e homens de fé nos dão testemunho, mostrando
como possível e praticável esta abertura ilimitada, esta saída misericordiosa
ditada pelo impulso urgente do amor e da sua lógica intrínseca de dom,
sacrifício e gratuidade (cf. 2 Cor 5, 14-21)!
Sê homem de Deus, que anuncia Deus (cf. Carta
ap. Maximum illud): este mandato toca-nos de perto. Eu sou sempre uma missão;
tu és sempre uma missão; cada batizada e batizado é uma missão. Quem ama,
põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo: é atraído e
atrai; dá-se ao outro e tece relações que geram vida. Para o amor de Deus,
ninguém é inútil nem insignificante. Cada um de nós é uma missão no mundo,
porque fruto do amor de Deus. Ainda que meu pai e minha mãe traíssem o amor com
a mentira, o ódio e a infidelidade, Deus nunca Se subtrai ao dom da vida e,
desde sempre, deu como destino a cada um dos seus filhos a própria vida divina
e eterna (cf. Ef 1, 3-6).
Esta vida é-nos comunicada no Batismo, que nos
dá a fé em Jesus Cristo, vencedor do pecado e da morte, regenera à imagem e
semelhança de Deus e insere no Corpo de Cristo, que é a Igreja. Por
conseguinte, neste sentido, o Batismo é verdadeiramente necessário para a
salvação, pois garante-nos que somos filhos e filhas, sempre e em toda parte:
jamais seremos órfãos, estrangeiros ou escravos na casa do Pai. Aquilo que, no
cristão, é realidade sacramental – com a sua plenitude na Eucaristia –,
permanece vocação e destino para todo o homem e mulher à espera de conversão e
salvação. Com efeito, o Batismo é promessa realizada do dom divino, que torna o
ser humano filho no Filho. Somos filhos dos nossos pais naturais, mas, no
Batismo, é-nos dada a paternidade primordial e a verdadeira maternidade: não
pode ter Deus como Pai quem não tem a Igreja como mãe (cf. São Cipriano, A
unidade da Igreja, 4).
Assim, a nossa missão radica-se na paternidade
de Deus e na maternidade da Igreja, porque é inerente ao Batismo o envio
expresso por Jesus no mandato pascal: como o Pai Me enviou, também Eu vos envio
a vós, cheios de Espírito Santo para a reconciliação do mundo (cf. Jo 20,
19-23; Mt 28, 16-20). Este envio incumbe ao cristão, para que a ninguém falte o
anúncio da sua vocação a filho adotivo, a certeza da sua dignidade pessoal e do
valor intrínseco de cada vida humana desde a concepção até à sua morte natural.
O secularismo difuso, quando se torna rejeição positiva e cultural da
paternidade ativa de Deus na nossa história, impede toda e qualquer
fraternidade universal autêntica, que se manifesta no respeito mútuo pela vida
de cada um. Sem o Deus de Jesus Cristo, toda a diferença fica reduzida a ameaça
infernal, tornando impossível qualquer aceitação fraterna e unidade fecunda do gênero humano.
O destino universal da salvação, oferecida por
Deus em Jesus Cristo, levou Bento XV a exigir a superação de todo o fechamento
nacionalista e etnocêntrico, de toda a mistura do anúncio do Evangelho com os
interesses económicos e militares das potências coloniais. Na sua Carta
apostólica Maximum illud, o Papa lembrava que a universalidade divina da missão
da Igreja exige o abandono duma pertença exclusivista à própria pátria e à
própria etnia. A abertura da cultura e da comunidade à novidade salvífica de
Jesus Cristo requer a superação de toda a indevida introversão étnica e eclesial.
Também hoje, a Igreja continua a necessitar de homens e mulheres que, em
virtude do seu Batismo, respondam generosamente à chamada para sair da sua
própria casa, da sua família, da sua pátria, da sua própria língua, da sua
Igreja local. São enviados aos gentios, ao mundo ainda não transfigurado pelos
sacramentos de Jesus Cristo e da sua Igreja santa. Anunciando a Palavra de
Deus, testemunhando o Evangelho e celebrando a vida do Espírito, chamam à
conversão, batizam e oferecem a salvação cristã no respeito pela liberdade
pessoal de cada um, em diálogo com as culturas e as religiões dos povos a quem
são enviados. Assim a missio ad gentes, sempre necessária na Igreja, contribui
de maneira fundamental para o processo permanente de conversão de todos os cristãos.
A fé na Páscoa de Jesus, o envio eclesial batismal, a saída geográfica e
cultural de si mesmo e da sua própria casa, a necessidade de salvação do pecado
e a libertação do mal pessoal e social exigem a missão até aos últimos confins
da terra.
A coincidência providencial do Mês Missionário
Extraordinário com a celebração do Sínodo Especial sobre as Igrejas na Amazónia
leva-me a assinalar como a missão, que nos foi confiada por Jesus com o dom do
seu Espírito, ainda seja atual e necessária também para aquelas terras e seus
habitantes. Um renovado Pentecostes abra de par em par as portas da Igreja, a
fim de que nenhuma cultura permaneça fechada em si mesma e nenhum povo fique
isolado, mas se abra à comunhão universal da fé. Que ninguém fique fechado em
si mesmo, na autorreferencialidade da sua própria pertença étnica e religiosa.
A Páscoa de Jesus rompe os limites estreitos de mundos, religiões e culturas,
chamando-os a crescer no respeito pela dignidade do homem e da mulher, rumo a
uma conversão cada vez mais plena à Verdade do Senhor Ressuscitado, que dá a
verdadeira vida a todos.
A este respeito, recordo as palavras do Papa
Bento XVI no início do nosso encontro de Bispos Latino-Americanos na Aparecida,
Brasil, em 2007, palavras que desejo transcrever aqui e subscrevê-las: «O que
significou a aceitação da fé cristã para os povos da América Latina e do
Caribe? Para eles, significou conhecer e acolher Cristo, o Deus desconhecido
que os seus antepassados, sem o saber, buscavam nas suas ricas tradições religiosas.
Cristo era o Salvador que esperavam silenciosamente. Significou também ter
recebido, com as águas do Batismo, a vida divina que fez deles filhos de Deus
por adoção; ter recebido, outrossim, o Espírito Santo que veio fecundar as suas
culturas, purificando-as e desenvolvendo os numerosos germes e sementes que o
Verbo encarnado tinha lançado nelas, orientando-as assim pelos caminhos do
Evangelho. (...) O Verbo de Deus, fazendo-Se carne em Jesus Cristo, fez-Se
também história e cultura. A utopia de voltar a dar vida às religiões
pré-colombianas, separando-as de Cristo e da Igreja universal, não seria um
progresso, mas uma regressão. Na realidade, seria uma involução para um momento
histórico ancorado no passado» [Discurso na Sessão Inaugural (13 de maio de
2007), 1: Insegnamenti III/1 (2007), 855-856].
A Maria, nossa Mãe, confiamos a missão da
Igreja. Unida ao seu Filho, desde a encarnação, a Virgem colocou-se em
movimento, deixando-se envolver-se totalmente pela missão de Jesus; missão que,
ao pé da cruz, havia de se tornar também a sua missão: colaborar como Mãe da
Igreja para gerar, no Espírito e na fé, novos filhos e filhas de Deus.
Gostaria de concluir com uma breve palavra
sobre as Pontifícias Obras Missionárias, que a Carta apostólica Maximum illud
já apresentava como instrumentos missionários. De facto, como uma rede global
que apoia o Papa no seu compromisso missionário, prestam o seu serviço à
universalidade eclesial mediante a oração, alma da missão, e a caridade dos
cristãos espalhados pelo mundo inteiro. A oferta deles ajuda o Papa na
evangelização das Igrejas particulares (Obra da Propagação da Fé), na formação
do clero local (Obra de São Pedro Apóstolo), na educação duma consciência
missionária das crianças de todo o mundo (Obra da Santa Infância) e na formação
missionária da fé dos cristãos (Pontifícia União Missionária). Ao renovar o meu
apoio a estas Obras, espero que o Mês Missionário Extraordinário de outubro de
2019 contribua para a renovação do seu serviço missionário ao meu ministério.
Aos missionários e às missionárias e a todos
aqueles que de algum modo participam, em virtude do seu Batismo, na missão da
Igreja, de coração envio a minha bênção.
Vaticano, 9 de junho – Solenidade de
Pentecostes – de 2019.
FRANCISCO
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Santa Sé
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