Em 4 de fevereiro de 2019, em Abu Dhabi, o
Papa Francisco e o Grande Imame de Al Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, assinaram o
documento sobre “Fraternidade Humana para a Paz Mundial e Vivendo Juntos”. A
declaração é aberta em nome de um deus que, se tiver que ser um deus comum a
todos, não pode ser outra coisa senão o Alá dos Muçulmanos. O Deus dos
cristãos, na verdade, é um na natureza, mas trino em pessoas iguais e
distintas, Pai, Filho e Espírito Santo. Desde a época de Ário e depois disso, a
Igreja tem lutado contra os anti-trinitários e os deístas que negam, ou deixam
de lado este mistério, que é o maior do cristianismo. O Islã, pelo contrário,
rejeita-a com horror, como a Sura “da adoração autêntica” proclama: “Ele, Deus,
é um! Deus, o Eterno! Ele não gerará, nem foi gerado, e nenhum é igual a ele!”
(Corão, 112, 2,4).
Na verdade, na declaração de Abu Dhabi, a
adoração não é dada nem ao Deus dos cristãos nem ao Deus do Islã, mas a uma
divindade secular, “fraternidade humana”, “que envolve todos os homens, os une
e os torna iguais”. Não estamos lidando aqui com “o espírito de Assis – que em
seu sincretismo reconhece, no entanto, a primazia da dimensão religiosa sobre a
secularista – mas com uma afirmação de indiferença. Em nenhum ponto, de fato, é
uma metafísica fundamental. dos valores de paz e fraternidade mencionados, mas
estes são continuamente referidos.O documento, quando afirma que “o pluralismo
e a diversidade de religiões, cor, sexo, raça e linguagem são queridos por Deus
em Sua sabedoria, através da qual Ele criou seres humanos “, professa não o
ecumenismo condenado por Pio XI em Mortalium animos (1928), mas o
indiferentismo religioso condenado por Leão XIII na encíclica Libertas (20 de junho
de 1888), que ele define como” um sistema doutrinário de ensino cada um é livre
professar a religião que ele gosta e até mesmo não professar nenhuma. ”
Na declaração de Abu Dhabi, cristãos e
muçulmanos se submetem ao princípio central da Maçonaria, pelo qual os valores
de liberdade e igualdade da Revolução Francesa devem encontrar sua síntese e
realização na fraternidade universal. Ahmad Al-Tayyeb, que junto com o Papa
Francisco redigiu o texto, é um xeque hereditário da Confraria dos Sufis para o
Alto Egito e, no mundo islâmico, Al Azhar, a universidade da qual ele é reitor,
caracteriza-se por sua proposta do esoterismo sufi, como “ponte iniciática”
entre a maçonaria oriental e ocidental (cf. Gabriel Mandel, Federico II, il su
fismo e la massoneria, Tipheret, Acireale 2013).
O documento, de maneira insistente e
repetitiva, convoca “os líderes do mundo e os arquitetos da política
internacional e da economia mundial, intelectuais, filósofos, figuras
religiosas, artistas, profissionais da mídia e homens e mulheres de cultura em
todas as partes do mundo”. o mundo “, para trabalhar incansavelmente para
difundir” a cultura da tolerância e da convivência pacífica “, expressando” a
firme convicção de que autênticos ensinos das religiões nos convidam a
permanecer enraizados nos valores da paz; defender os valores da compreensão
mútua , fraternidade humana e coexistência harmoniosa “. Esses valores,
salienta, são a “âncora da salvação para todos”. Assim, “a Igreja Católica e Al
Azhar” pedem que “este Documento se torne objeto de pesquisa e reflexão em
todas as escolas, universidades e institutos de formação, ajudando assim a
educar novas gerações para trazer bondade e paz a outros, e ser defensores em
todos os lugares dos direitos dos oprimidos e dos nossos irmãos e irmãs. ”
Em 11 de abril, em Santa Marta, no Vaticano, o
documento de Abu Dhabi foi selado por um gesto simbólico. Francisco se prostrou no chão diante de três líderes políticos do Sudão e beijou seus pés, implorando
a paz. Esse gesto deve ser julgado não tanto pelo que afirma: a submissão da
Igreja aos poderes políticos, mas pelo que nega: a rejeição da realeza de nosso
Senhor Jesus Cristo. Aquele que representa a Cristo, em cujo Nome todo joelho
se dobrará no céu e na terra (Filipenses 2, 10) deve receber homenagem de
homens e nações e não prestar homenagem a ninguém.
As palavras de Pio XI na encíclica Quas primas
(1925) ressoam: “Oh, que felicidade seria nossa se todos os homens, indivíduos,
famílias e nações deixassem de ser governados por Cristo!”. use as palavras
dirigidas por nosso antecessor, o Papa Leão XIII, vinte e cinco anos atrás aos
bispos da Igreja Universal, “então finalmente muitos males serão curados; então
a lei recuperará sua antiga autoridade; paz com todas as suas bênçãos será
Homens irão embainhar suas espadas e depor suas armas quando todos livremente
reconhecerem e obedecerem à autoridade de Cristo, e toda língua confessar que o
Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai. ‘”
O gesto do Papa Francisco em Santa Marta também
nega um sublime mistério: a Encarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus
Cristo, o único Salvador e Redentor da humanidade. Ao negar este mistério, a
missão salvífica da Igreja – chamada a evangelizar e civilizar o mundo – é
negada. O Sínodo da Amazônia, que ocorrerá em outubro, será uma nova fase nesta
rejeição da missão da Igreja, que é também a rejeição da missão do Vigário de
Cristo? O Papa Francisco se ajoelhará perante representantes dos povos
indígenas (e demais relativistas)? Ele pedirá que eles transmitam à Igreja sua
“sabedoria” tribal de que são portadores?
O que é certo é que, três dias depois, em 15
de abril, a Catedral de Notre Dame (uma imagem descritiva da Igreja) pegou fogo
que devorou a torre, deixando a fundação intacta. Isso não significa que,
apesar do colapso no topo da Igreja, Sua estrutura Divina persiste, e nada será
capaz de demolir isso?
Uma semana depois, outros eventos abalaram a
opinião pública católica. Uma série de ataques terroristas, incitados pelos
seguidores da mesma religião a que o Papa Bergoglio se submete, transformaram a
Páscoa da Ressurreição em um dia de Paixão pela Igreja universal, com 310
mortos e mais de 500 feridos. Mesmo antes de consumir os corpos, o fogo
consumia as ilusões daqueles católicos, que com aplausos e guitarras intonam o
aleluia, enquanto a Igreja está experimentando Sua Sexta-Feira Santa e Sábado
Santo.
Alguns podem objetar que os bombardeiros no
Sri Lanka, mesmo que fossem muçulmanos, não representam o Islã. No entanto, nem
mesmo o imã de Al Ahzar, que assinou o documento de paz e fraternidade,
representa todo o Islã. O Papa Francisco, por outro lado, certamente representa
a Igreja Católica. Mas por quanto tempo?
Não há verdadeira fraternidade fora do
sobrenatural, que não vem de relações entre homens, mas de Deus (1
Tessalonicenses, 1,4). Da mesma forma, não há paz possível fora da paz cristã,
uma vez que a fonte da verdadeira paz é Cristo, a sabedoria encarnada, que
“pregou a paz aos que estavam longe e paz aos que estavam próximos” (Efésios,
2, 17). A paz é um presente de Deus, trazido à humanidade por Jesus Cristo,
Filho de Deus e Soberano do Céu e da Terra. A Igreja Católica fundada por Ele é
o supremo depositário da paz, uma vez que é a guardiã da verdade e a paz é
fundada na verdade e na justiça.
O neo-modernismo, entrincheirado no topo da
Igreja, prega a falsa paz e a falsa fraternidade. Mas a falsa paz traz a guerra
ao mundo, assim como a falsa fraternidade traz cisma, que é a guerra dentro da
Igreja. São Luís Orione havia previsto dramaticamente tudo em 26 de junho de
1913: “O modernismo e o semi-modernismo não podem continuar – mais cedo ou mais
tarde será o protestantismo ou um cisma na Igreja que será o mais terrível que
o mundo já viu “(Escritos, vol.43, p.53).
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Traduzido do site LifeSite
Disponível em: Salve Roma
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