Algumas pessoas
ficam intrigadas com o casamento de Caim. Perguntam: Se no início da criação,
Deus criou Eva e Adão, eles tiveram Caim e Abel. O primeiro matou o segundo, e
Caim se casou… De onde surgiu a esposa dele, se havia só Adão, Eva e Caim?
Antes de tudo é
preciso lembrar que o Gênesis não é um livro de ciências naturais e nem de
história, de geografia e nem de etnologia, mas apenas um livro que revela
verdades fundamentais sobre o mundo e o homem. Na Catequese feita pelo Papa
Bento XVI, no dia 06 de fevereiro de 2013, explicou como o Gênesis deve ser
interpretado:
“Como devemos
compreender as narrações de Gênesis? A Bíblia não quer ser um manual de
ciências naturais; quer, em vez disso, fazer compreender a verdade autêntica e
profunda das coisas. A verdade fundamental que os relatos de Gênesis nos
revelam é que o mundo não é um conjunto de forças entre conflitantes, mas tem a
sua origem e a sua estabilidade no Logos, na Razão eterna de Deus que continua
a sustentar o universo”.
Lendo a narração
da morte de Abel por seu irmão Caim (Gn 4, 1-16) vemos que o autor já supõe um
estado avançado da humanidade, onde os homens já domesticam os animais, Abel é
pastor, e já cultivavam a terra; Caim é agricultor (4,2). É o período neolítico
da humanidade, bem depois da Criação do homem em Adão e Eva. Caim funda uma
cidade (4,17), tem medo de se encontrar com outros homens que o possam matar,
etc.
Isto mostra que
o texto foi escrito muito depois do acontecimento desses fatos; e que o autor
sagrado narrou isto com base numa realidade que ele conhecia já por volta do
século XIII antes de Cristo, e não na origem da humanidade. O autor do Gênesis
o escreveu muito tempo depois da criação de Adão, Eva, Caim, etc. Ele se baseou
em um Caim do seu tempo, cruel e assassino do irmão, para mostrar que o pecado
abundou na face da terra depois do pecado de Adão.
Com base nesses
traços literários, os estudiosos dizem que o autor sagrado relatou um
fratricídio ocorrido nos tempos de Moisés, século XIII a.C. para mostrar que quando
o homem se afasta de Deus, ele se torna perigoso para o próprio irmão. Assim,
não se pode dizer que Caim e Abel da narrativa sejam filhos diretos dos
primeiros pais, e nem era intenção do autor sagrado afirmar isto, afirma o
grande monge falecido Dom Estevão Bettencourt.
Disso tudo vemos
que não tem sentido a pergunta: “Com quem se casou Caim?” Se o assassinato de
Abel é datado do século XIII a.C., então nesta época já havia homens sobre
muitos lugares da terra.
Note-se também
que Gn 5,3-4 diz que Adão e Eva tiveram o filho Set e outros filhos; neste
caso, pode-se entender também que Caim tinha com quem se casar, ainda que fosse
com uma irmã de sangue, o que não era empecilho na antiguidade. Esta é uma
alternativa para quem não aceita a tese anterior.
A Bíblia não é
um livro de História ou de raças (etnologia), mas apenas de verdades
religiosas; devemos então nos preocupar em retirar apenas esta verdade.
Prof.
Felipe Aquino
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Cleofas
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